Você sofre ou já sofreu com inchaço abdominal? O problema atinge cerca de 20% da população adulta - e quem passa por essa situação experimenta a sensação de ter comido demais, além de sintomas como pressão na área abdominal e, possivelmente, náuseas, dores e cólicas.
Embora muitas dietas detox e receitas diuréticas estejam por aí, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, com a ajuda da nutricionista Talitta Maciel, preparamos um tira-dúvidas para você entender mais sobre todo o conjunto que envolve o inchaço abdominal.
Confira:
Quais são as principais causas do inchaço abdominal?
O inchaço na região abdominal normalmente é derivado da flatulência e da retenção de líquidos no nosso organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2 kg durante um só dia. O excesso de gases, além de causar flatulência, causa distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso. Os alimentos que colaboram para esse inchaço são os ricos em sal e sódio, como os industrializados, embutidos, conservas e até mesmo bacalhau ou carne-seca.
Normalmente, a retenção de líquidos costuma aparecer depois de viagens de avião, alterações hormonais e consumo de sal em excesso. Quadros mais sérios que podem causar retenção de líquidos são problemas renais, cardíacos, hepáticos ou doenças da tireoide.
Quais são os alimentos que ajudam a reduzir esse inchaço?
Antes de mais nada, a primeira dica é beber muita água. Para que com isso, seu corpo consiga estimular o funcionamento dos rins, ativar a circulação e eliminar as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. Consuma hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pera e abacaxi. As folhas facilitam a digestão e equilíbrio do intestino. Invista também em alimentos ricos em cálcio (derivados de leite) e potássio (frutas como a banana, vegetais como brócolis e espinafre e leguminosas como a soja). Eles controlam uma bomba dentro no nosso organismo chamada de sódio potássio que com o auxílio do cálcio, torna a eliminação de sódio em excesso mais eficaz.
E os tais alimentos diuréticos? Como funcionam?
A palavra diurético é designada a algumas substâncias que têm a função de estimular a eliminação de água e sal do organismo. Eles podem ser ingeridos na forma de medicamentos ou através da alimentação. Os alimentos diuréticos são excelentes para combater a retenção hídrica, e se destacam por possuírem alto teor de água em sua composição. Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para o bom funcionamento dos rins, é preciso ter uma dieta com alta ingestão de água e alimentos com alto teor de líquido - exemplos são melancia, melão, morango, pepino e tomate. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com maior frequência. Os medicamentos diuréticos são receitados para baixar a tensão arterial e tratar a insuficiência cardíaca e outros problemas graves. Reduzem os níveis de líquidos e sal do organismo e aliviam os sintomas de edema - retenção de líquidos, geralmente nos pés e tornozelos.
Há alguma contraindicação para uma dieta diurética?
Infelizmente, muitos diuréticos também estimulam a eliminação do cálcio, podendo levar à perda de minerais nos ossos e de quantidades excessivas de potássio através da urina. Os baixos níveis de potássio no sangue podem produzir outros efeitos, como perda de apetite, prisão de ventre, fraqueza muscular, perda de memória e confusão, e ainda, em casos mais graves, a deficiência de potássio pode interferir com o normal funcionamento do coração. Se tem intenção de tomar diuréticos, é importante lembrar que grandes quantidades de alimentos ricos em potássio, como bananas e batatas, são indispensáveis na sua dieta.
Como desinchar a barriga depois de comer muito?
Invista em alguns alimentos que auxiliem a desinchar, como pepino, agrião, aspargo, tomate, berinjela, melancia, kiwi, abacaxi, morango e limão. Eles são diuréticos e ajudam a potencializar os efeitos neste processo. Beber 2litros de água por dia faz toda diferença na hora de desinchar e eliminar toxinas.
Como acabar com a barriga inchada:
Água morna com limão. ...
Não coloque leite no café ...
Não beba enquanto come. ...
Nada de bebidas alcoólicas de estômago vazio. ...
Beba chá de gengibre diariamente. ...
Não coma depressa. ...
Controle a ingestão de fibras. ...
Evite alimentos gordurosos.
Existem muitas razões para que a barriga fique inchada, como: alergias, desequilíbrios hormonais, disfunção da tireoide, problemas intestinais e muito mais.
Geralmente, o problema do inchaço abdominal pode ser resolvido através de mudanças simples na sua dieta e rotina. Principalmente tirando produtos industrializados, comendo comida de verdade que vem da feira, parar de comer porcaria com conservante e por aí vai.
Se você não começar a regular e colocar bons probióticos dentro da alimentação, você acaba tendo limitações metabólicas e inflamatórias que ocasionam o inchaço abdominal.
Cria um véu invisível nos fios de nutrientes, deixando-os macios, saudáveis e muito nutrido. A linha é livre de Sem: sulfato, parabenos, óleo mineral, sal e silicones. Equipe MB Skin and Hair Shop
Para todos os tipos de cabelos principalmente os quimicamente tratados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário