google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Estresse e problemas de pressão: melhor modo de manter sua pressão sob controle

domingo, 1 de dezembro de 2019

Estresse e problemas de pressão: melhor modo de manter sua pressão sob controle

O estresse do dia a dia, quando acumulado, pode afetar a sua saúde. Essa é uma reação natural do organismo, uma preparação do indivíduo para uma situação de luta e enfrentamento. 

O organismo tem recursos que o deixam mais alerta, e isso é feito em geral pela liberação de hormônios, que vão para o cérebro, para a musculatura e para a pressão sanguínea. Uma vez passada essa condição, os hormônios caem, e a pessoa volta ao normal. O problema é quando o estresse começa ser constante e por questões corriqueiras.

Nesses casos, o coração acelera, o corpo sua, vêm a dor de estômago, a disfunção intestinal, a fadiga, os problemas de sono. O hipotálamo (estrutura cerebral do tamanho de uma amêndoa que controla a temperatura do corpo, a fome, a sede, o sono e o comportamento sexual) manda uma mensagem para a hipófise, que aciona a glândula suprarrenal, que por sua vez aumenta a produção de cortisol (hormônio do estresse) e de adrenalina, para deixar o organismo em alerta.

O estresse crônico alertam os médicos, além de ser fator de risco cardíaco, causa cansaço, irritação, baixo apetite sexual, dificuldade de concentração e resfriados consecutivos. Além disso, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de várias doenças como asma, alergias, urticárias e doenças gastrointestinais.

Como controlar o stress?
Sugerimos atenção para quatro áreas da vida: alimentação, exercício físico, relaxamento e aspectos emocionais.

Alimentação anti-stress: Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Evite gordura, chocolate, café, refrigerantes e sal.

Exercício físico: Consulte o seu médico antes de começar a se exercitar. Sugerimos caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana

Relaxamento: Quando relaxamos, o nosso corpo e mente têm a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas. Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.

Estabilidade emocional: Tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. Se enfocar o que você sente e não o que ela fez de errado, ela não terá como magoá-lo ainda mais.

Ser competitivo demais, querer fazer tudo muito rápido e varias coisas ao mesmo tempo cria stress. Tente vivenciar a vida um pouco mais devagar, sentindo o prazer de cada atividade enquanto está envolvido nela.

Por que a pressão alta pode causar problemas?
A pressão alta pode causar dano para as paredes das artérias e fazer com que elas fiquem mais estreitas. Neste caso, o coração tem que trabalhar mais, podendo se dilatar e não mais conseguir desempenhar o seu papel de bombear sangue para todo o corpo. Coágulos podem se formar nas paredes das artérias impedindo o sangue de circular. Esses coágulos de gordura são chamados de colesterol.

O que causa a hipertensão?
Existe um tipo de hipertensão, chamada secundária, que pode ser causada por problemas físicos, como distúrbios hormonais ou renais. O outro tipo de pressão alta é a hipertensão essencial. Na maioria dos casos não se sabe a causa da pressão alta, mas sabemos o que a pode piorar.

Sintomas
O médico disse que estou hipertenso, mas não sinto nada…

Na maioria dos casos, a pressão alta não dá sintomas ou avisos e só se sabe que ela está alterada medindo a pressão. Mas, algumas vezes, a pessoa sente dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido ou dor no peito. Se estiver sentindo esses sintomas, verifique sua pressão.

Fatores de Risco
O que pode piorar a hipertensão é chamado de fator de risco. Existem vários, como por exemplo:
Fumo;
Bebida alcoólica;
Excesso de sal;
Obesidade;
O modo de agir e sentir;
Stress

Como manter a pressão sob controle?
Uma vida de boa qualidade, com bons hábitos no dia-a-dia e sem stress, ajuda muito a manter a pressão sob controle, mas às vezes a pessoa precisa de medicação.

O que fazer?
Não esqueça de tomar diariamente a medicação que seu médico receitou. Isto pode salvar a sua vida. O controle da sua pressão depende do seu médico e de você trabalhando juntos. Você tem que participar! O mais importante é você assumir a responsabilidade pela sua vida e seguir um tratamento medicamentoso ou não adequado ao seu caso.

Dica
Pressão sob controle além de tomar os medicamentos receitados, ter uma boa qualidade de vida. Para tanto é necessário se ter bons hábitos de vida no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...