google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Hipertensão: sintomas, causas, como cuidar e evitar a pressão alta

domingo, 14 de abril de 2019

Hipertensão: sintomas, causas, como cuidar e evitar a pressão alta


Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil sofre de pressão alta ou hipertensão. Saiba como cuidar dessa doença.


Publicidade
A hipertensão é uma doença altamente democrática, atingindo homens, mulheres, adultos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa. Ou, como é popularmente conhecido, tem pressão alta. Além disso, ela costuma ser assintomática. Ou seja, não apresenta sintomas tão aparentes.

Portanto, a única forma de saber se tem pressão alta é medindo. A Sociedade Brasileira de Hipertensão aconselha fazer a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por um profissional de saúde ou por você mesmo ou outro membro da família, em casa. A leitura da pressão tem duas medidas: a sistólica e a diastólica. Assim, a hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.

Contudo, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso. Isso porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia em decorrência de diversos fatores. Entre eles, a própria ansiedade e estresse a que uma consulta médica pode levar o paciente. Por isso, após a confirmação, novos exames costuma ser solicitados para confirmar o quadro.

Já o tratamento adequado vai depender do nível de hipertensão algumas dicas para afastar esse mal:

Evitar cafeína
Reduza ou até mesmo abandone o consumo de bebidas como café, chás e refrigerantes de cola.

Reduza o estresse
Aprenda a administrar o estresse com terapias de relaxamento (ioga, meditação, etc) ou ativdades lúdicas (artesanato, culinária, dança).

Pare de fumar
Faça um esforço para reduzir ou mesmo parar totalmente de fumar.

Controle o peso
O aumento dos ponteiros da balança leva ao desenvolvimento de diabetes, obesidade e colesterol alto, que estão relacionados à elevação da pressão arterial.

Realize exames periódicos
O aumento da pressão pode estar relacionado a vários fatores. Por meio dos exames pedidos pelo especialista, é possível detectar esses agentes e combater o mal pela raiz.

De olho nos medicamentos
Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Também é importante respeitar os horários e a quantidade indicada pelo especialista.

Aposte na vitamina D
Um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados à falta de vitamina D. Para repô-la, basta investir no consumo de alguns alimentos, como gema de ovo e fígado de boi, ou por meio da exposição solar por, no mínimo, 15 minutos diariamente. Não se esqueça de que o horário recomendado é até às 10 horas ou após às 16 horas.

Afira a pressão
O ideal é verificar a pressão, pelo menos, uma vez ao ano, a fim de prevenir a hipertensão. Para quem já sofre da doença, um controle regular, além de visitas periódicas ao cardiologista, é o mais recomendado.

Bebidas alcoólicas
Diminua ou se possível corte o consumo de bebidas alcoólicas.

Excesso de sal
Reduza o consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta. E reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles, azeitona, etc. Além disso, leia os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio. Substitua o sal na comida por temperos. E, por último, acostume as crianças à comida com pouco sal, para não incentivá-las a desenvolver gosto por comidas com muito sal. minhasaude

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...