Os sintomas do HPV são muito variados, já que existem centenas de tipos de HPV. A infecção pelo vírus pode se manifestar pela presença de verrugas na pele ou nos órgãos genitais, dificuldades respiratórias, dificuldades para engolir, entre outras manifestações.
Publicidade
Publicidade
Quando transmitido pela via sexual, o HPV normalmente provoca o aparecimento de verrugas de vários tamanhos na glande (cabeça do pênis), vagina, ânus, colo do útero, boca e garganta.
A transmissão do HPV se dá por contato direto com pessoas contaminadas ou suas secreções, sendo a via sexual o principal meio de contágio. A mãe também pode transmitir o HPV para o bebê no momento do parto se estiver infectada. O risco do vírus ser transmitido também é maior se as verrugas estiverem visíveis.
Contudo, vale lembrar que, mesmo sem apresentar sintomas de infecção pelo HPV, a pessoa pode transmitir o vírus.
O tratamento das infecções pelo HPV vai depender da gravidade e localização das lesões. Pode incluir desde a remoção da lesão por cauterização elétrica ou medicações, ou ainda cirurgias e quimioterapia nos casos de câncer.
Em caso de sintomas de HPV, consulte um médico clínico geral ou médico de família para receber um diagnóstico e tratamento adequado.
Os tratamentos para HPV mais comuns são com o uso de medicações de uso local, cauterização e cirurgia, a fim de eliminar as células contaminadas pelo vírus.
Medicações imunomoduladoras, que agem no sistema de defesa do organismo, também podem ser úteis em alguns casos.
O tratamento depende do tipo de vírus, local e gravidade da lesão. Cada caso de HPV deve ser acompanhado por um médico clínico geral, dermatologista, ginecologista ou de outra especialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário