google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entenda oque é inflamação no útero - sintomas, causas e tratamento

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Entenda oque é inflamação no útero - sintomas, causas e tratamento

As causas da inflamação no útero podem estar relacionadas a infecções por germes ou a lesões provocadas por traumas e produtos químicos.
A inflamação uterina mais comum é aquela que ocorre no colo do útero (cérvix ou cérvice), que é a região mais estreita do útero localizada no fundo da vagina e por onde sai o sangue menstrual.

Publicidade
Esse tipo de inflamação (cervicite) muitas vezes não apresenta sintomas, o que pode levar a distúrbios mais graves devido à progressão dessa inflamação ou infecção para outras regiões próximas como ovários, trompas e região interna do útero (endometrite).

Causas mais frequentes de inflamação ou infecção no colo do útero: 
Germes transmitidos por meio do contato sexual como Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis, vírus Herpes simplex, HPV (papiloma vírus humano), Mycoplasma genitalium, germes que estão presentes normalmente na vagina como Candida albicans, Gardnerella vaginalis e Lactobacillus rhamnosus, alergias ou irritações causadas por produtos químicos como espermicidas, alergias ao látex de preservativos (camisinha) e diafragmas, lesões causadas por traumas como os provocados pelo parto ou por duchas vaginais frequentes. 

A inflamação do colo do útero não interfere na possibilidade de engravidar e nem na boa evolução da gravidez desde que seja tratada adequadamente.

O Papanicolau ou citologia oncótica é o exame utilizado para diagnosticar as inflamações do colo do útero​ e o ginecologista e/ou obstetra são os especialistas indicados para o tratamento desses problemas.

Tratamento para infecção no útero
O tratamento para infeção do útero deve ser orientado pelo ginecologista e, normalmente é feito com antibióticos, antivirais ou mesmo anti-inflamatórios, como Gynopac, Gynotran ou Gyno-iruxol, por exemplo.

O tratamento deve ser feito pela paciente e pelo seu parceiro e, pode ser feito através da toma de comprimidos ou da aplicação de creme ou óvulo diretamente na vagina.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário fazer cauterização, além de ser fundamental usar preservativo em todas as relações, para evitar a recontaminação.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...