google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira os sinais da ansiedade na saúde e na mente podem ser graves

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Confira os sinais da ansiedade na saúde e na mente podem ser graves


Esse transtorno pode evoluir para quadros piores, como TOC e pânico. Saiba quais são os sintomas que uma pessoa ansiosa apresenta, os tratamentos disponíveis e também os cuidados na alimentação.

Publicidade
A ansiedade propicia o ganho de peso, além de atrapalhar a vida social da pessoa que sofre com esse distúrbio.

Você fica nervosa, preocupa-se com tudo, quer fazer logo o que aparece na frente ou sente medo de que algo não dê certo. Esse conjunto de sensações tem nome: ansiedade. Num grau controlável, é encarada como um sinal de alerta que deixa o corpo em estado de atenção para lidar com situações de perigo. 

Mas, quando passa o limite e compromete o bem-estar, levando ao estresse e ao surgimento de outros problemas psicológicos, é tida como doença. A origem do transtorno de ansiedade nem sempre é conhecida, o que piora ainda mais a angústia de quem sofre disso.

Efeitos no corpo e na vida social
Fobias e TOC

Em graus elevados, a ansiedade pode evoluir para outros transtornos, como:
· Pânico: a pessoa entra num estado de pavor que provoca tremores, palpitações, tontura e medo de morrer.

· Fobia social: medo constante de situações sociais como reuniões e até festas.

· TOC: pensamentos persistentes e manias, como ter certeza de que as mãos estão limpas ou organizar os talheres da gaveta todos os dias.

Quilinhos extras
A ansiedade afeta diretamente os ponteiros da balança. É que as emoções disparam um desejo incontrolável de atacar a geladeira e comer tudo o que estiver pela frente, principalmente alimentos hipercalóricos, ricos em carboidratos e açúcar. Essas guloseimas agem como calmantes, atuando no nível de serotonina, uma substância que estimula a sensação de bem-estar.

Freio geral
É como se a vida parasse. A pessoa ansiosa acha que é incapaz de fazer tarefas cotidianas, prefere se esquivar das responsabilidades e, aos poucos, deixa os compromissos sociais de lado.

Sintomas
A ansiedade está na cabeça, mas o corpo também reage a ela, por meio de:
· Dores abdominais
· Diarreia e náusea
· Mãos frias
· Vertigem
· Boca seca
· Tensão muscular
· Respiração acelerada
· Tremores
· Inquietação

Cuidados com a alimentação
O que pode:
· Salmão, atum
· Banana, manga, acerola, limão
· Arroz integral, cereais

O que não pode:
Café e refrigerantes
Bebidas alcoólicas
Carboidratos refinados

Tratamento
Psicoterapia: o melhor caminho
Quando as crises começam a atrapalhar a vida e a saúde da pessoa é o momento de procurar ajuda médica. A psicoterapia é o tratamento mais indicado para o transtorno de ansiedade. Em casos severos, também são receitados medicamentos. mdemulher

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...