Já faz tempo que o QI deixou de ser a melhor medida para avaliar as capacidades de um indivíduo. Graças a pesquisas sobre a inteligência emocional, catapultadas pelo trabalho do psicólogo Daniel Goleman, sabemos que entender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional.
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Quando o assunto é a sobrevivência e crescimento de um negócio, os empreendedores precisam não apenas de conhecimentos técnicos, mas saber lidar com pessoas e com emoções. Hoje, nenhum empreendedor sobrevive sem isso.
Confira uma seleção de dicas elaboradas com a ajuda de especialistas que vão ajudar você a ter mais inteligência emocional.
Não existe uma receita a ser seguida para uma relação saudável entre pessoas, visto que, como já dito, cada ser humano é único. Porém, algumas dicas ajudam a estimular a nossa inteligência emocional e, desse forma, lidar melhor com a nossa vida e a dos outros ao redor. “Há uma série de comportamentos que contribuem para relações mais saudáveis e benéficas para todos”, revela o coach Alexandre Prado.
Conheça algumas dessas atitudes!
Dicas para desenvolver a sua inteligência emocional
– Busca de autoconhecimento: um dos pilares do desenvolvimento da inteligência emocional é também uma das bases dos relacionamentos pessoais. “Conhecer o próprio perfil é importante para entender os limites e os desafios. A partir disso, conseguiremos identificar essas características em outras pessoas”, assegura o consultor empresarial Gustavo Rueda.
– Compaixão e empatia: “O indivíduo que tem a capacidade de perceber como o outro sente-se em determinada circunstância, bem como a habilidade de entender como ele mesmo situa-se naquele contexto, possui em suas mãos um trunfo valioso”, destaca Alexandre Prado.
– Paciência e equilíbrio: para Alexandre, a paciência é importante, pois indivíduos emocionalmente robustos sabem que nem sempre se acerta e se chega ao sucesso. Já para Gustavo, “a falta do controle pode causar, principalmente, respostas impulsivas. A dica para isso é criar uma forma de ‘amortecer’ o que foi dito pelo outro”.
– Resiliência: a resiliência é a capacidade de se recuperar facilmente de alguma adversidade encontrada. Pessoas com inteligência emocional desenvolvida “entendem que as dificuldades tratam-se de um processo de aprendizado e procurará perceber onde errou, o que poderia ter sido feito de melhor e tenta outra vez. É a típica pessoa que rapidamente, decorrente de uma queda, levanta-se, sacode a poeira e dá a volta por cima”, explica Alexandre Prado. altoastral
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