google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dicas para viver com menos açúcar e mais saúde

sábado, 27 de outubro de 2018

Dicas para viver com menos açúcar e mais saúde


Redução do açúcar na dieta ajuda na manutenção da saúde, diminui o risco de doenças e aumenta o metabolismo.

Publicidade
O que eu ganho consumindo menos açúcar? A primeira resposta que deve ter surgido foi: saúde! Está correta, porém a redução do consumo de açúcar vai além como a diminuição das chances de sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 2, cáries e até o envelhecimento precoce. 



A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar deve ser menor que 10% do total de calorias diárias. O brasileiro consome cerca de 16%. Para isso, o Ministério da Saúde vem implantando medidas para a redução do consumo excessivo de açúcar, como a promoção de uma alimentação saudável, regulação de alimentos nas cantinas escolares e ambientes institucionais, regulação da publicidade de alimentos e taxação de alimentos processados e ultraprocessados, entre outras ações. 


Para ajudar na redução do consumo de açúcar é necessário que, primeiramente, a pessoa tome consciência sobre a quantidade ideal. É fato que o brasileiro consome mais açúcar do que deveria, porém não há necessidade de radicalismo e cortar o item totalmente da dieta, pois ele é uma importante fonte de energia. 
Recomendação da OMS para uma pessoa adulta que consuma aproximadamente 2 mil calorias por dia:

O limite máximo de 10% corresponde a 50 gramas de açúcar por dia, o que corresponde a mais ou menos 12 colheres de chá.

Para seguir o limite considerado ideal, de 5%, é preciso cortar os números acima pela metade.
Quanto açúcar há numa lata de refrigerante?
Só uma lata do tamanho convencional, de 330 ml, contém, em açúcares, o equivalente a nove colheres de chá, ou seja, mais que a quantidade ideal recomendada pela OMS.São 36 gramas em uma lata de refrigerante de cola. A versão light, por sua vez, tem zero açúcar.

Outro hábito importante a ser adotado é o consumo das frutas, pois elas já contem seu próprio açúcar. Então, ao invés de tomar um suco de caixinha, opte por uma fruta in natura. E atenção no café da manhã para não exagerar no consumo de biscoitos, achocolatados, sucos, bolos, iogurtes adoçados, entre outros. 

Educar o paladar é outro ponto fundamental para reduzir o consumo de açúcar. Se você é daqueles que não consegue tomar um café sem açúcar, comece diminuindo a quantidade pela metade e depois vá retirando aos poucos. Substitua o iogurte açucarado pelo natural, prepare o seu molho com tomates mais maduros. 

E por último: não leve a tentação para casa! Biscoitos, chocolates, refrigerantes, docinhos são uma tentação na hora de assistir um filme ou para aquele lanchinho, por isso, evite compra-los, dessa forma não sofrerá com essas provocações. 

E lembre-se sempre: tudo com moderação pode ser consumido. globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...