google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dieta da felicidade: alimentos ricos em triptofano são o segredo da felicidade

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Dieta da felicidade: alimentos ricos em triptofano são o segredo da felicidade

A escolha dos alimentos certos que irão compor sua dieta pode interferir não apenas na sua saúde como também no seu bem-estar. Você já reparou, por exemplo, a sensação de felicidade que o chocolate promove? O sabor é delicioso, mas o bem-estar está longe de ser algo simplesmente psicológico. A alegria surge graças a uma substância chamada triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a sintetizar a serotonina e melhora o humor.

Publicidade

Alimentos ricos em triptofano
Não é apenas o chocolate que possui triptofano em sua composição. Confira outros alimentos que podem compor a dieta da felicidade

Outras sementes e nozes com alto teor de triptofano: 
Gergelim
Sementes de girassol
Sementes de linhaça
Castanha de caju
Amêndoas
Avelã

Folhas verdes escuras
“Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis". Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.


Grão de bico
“Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro". Indicação: 1 a 3 colheres de sopa ao dia. Ele pode ser cozido, feito em saladas, sopas e refogados com legumes, além de um excelente substituto do feijão.


Arroz integral
“Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo". Indicação: 3 colheres de sopa.

Aveia
Uma das funções do triptofano é conferir uma boa noite de sono. Por isso, leite com aveia é a combinação perfeita para um lanchinho antes de dormir. O alimento ainda é rico em betaglucana, uma fibra importante para o equilíbrio intestinal. Vale ainda consumir o alimento pela manhã, com frutas, em vitaminas e sucos.

Banana
É uma das frutas com maior quantidade de triptofano que existem. Mas não é só isso. A banana também é fonte de carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e de vitamina B6, essencial para a condução dos impulsos nervosos.

Amêndoas
Sabe aquele desânimo que dá no meio da tarde? Para combater isso, vale consumir uma porção de amêndoas, que são fontes saudáveis de triptofano, assim como sementes de girassol, castanha-de-caju e nozes.

Cacau
 Quando falamos que o chocolate é rico em triptofano, não se trata de qualquer tipo do doce. O aminoácido está presente nas sementes de cacau e, por essa razão, é importante consumir chocolates amargos, com ao menos 70% de cacau em sua composição.

Abacate
É outra fruta que ajuda a promover uma sensação de bem-estar. Isso porque contém Vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e, por isso, resulta em um efeito relaxante. Essa vitamina atua ainda com o ácido fólico, que age como coenzima de neurotransmissores do bom humor.

A sensação de prazer e felicidade que um alimento proporciona deve começar pelo sabor. Pensando nisso, preparamos duas receitas de smoothies perfeitos para os dias mais quentes, que irão adoçar o paladar e conferir uma alegria instantânea. É só bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir em seguida.

Smoothie de morango e banana: aqui apenas o iogurte entra como a base da bebida, que ainda leva banana para dar um gostinho diferente ao lado do morango.

Smoothie de banana e chocolate: poucas combinações são mais gostosas do que banana e chocolate, e essa receita ensina a fazer essa mistura de forma deliciosa e não muito calórica.

Benefícios do triptofano
Os benefícios do triptofano podem ser:
Combater a depressão,
Controlar a ansiedade,
Aumentar o humor,
Melhorar a memória,
Regular o sono,
Ajudar a controlar o peso.

Os benefícios do triptofano surgem porque este aminoácido ajuda a formar o hormônio serotonina que é essencial para evitar distúrbios resultantes do stress como depressão e ansiedade. O hormônio serotonina ajuda na formação do hormônio melatonina que regula o ritmo o relógio biológico interno organismo. jasminealimentos

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...