google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Inclua na sua dieta, alimentos que estimulam a memória

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Inclua na sua dieta, alimentos que estimulam a memória

Lembrar uma data importante ou saber o nome daquela pessoa que você acabou de cumprimentar. Apesar de comuns no cotidiano, essas simples situações podem ser prejudicadas por uma memória ruim. 

Publicidade
Mas o que muita gente desconhece é que uma alimentação saudável ajuda a estimular as lembranças do dia a dia, o raciocínio e até mesmo a concentração

Confira a seguir alguns alimentos que, de acordo com artigo publicado na Exame e na revista Saúde, além de garantirem refeições deliciosas, são excelentes para aperfeiçoar sua memória e podem ser facilmente encontrados em supermercados e lojas especializadas.

Azeite de oliva
São vários os motivos para a ingestão regular de azeite de oliva. Um deles é o fato de o ingrediente ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de informação entre elas.

Além das versões tradicionais, a La Violetera conta com a linha de azeites extravirgem, considerados excelentes opções para o preparo de pratos devido ao seu poder antioxidante estimulado por meio dos polifenóis e da vitamina E.

Cafeína
Existente no café, chá preto e em alguns chocolates, a cafeína combate a fadiga mental e aciona o sistema de alerta do nosso corpo. Contudo, deve ser consumida com moderação e horas antes de você dormir para não atrapalhar seu sono.

Cereais integrais
Grãos como aveia e arroz integral também ajudam na troca de informações entre neurônios e, consequentemente, auxiliam na memória. Os benefícios surgem devido à presença de vitaminas do complexo B nos alimentos.

Para variar seu cardápio, experimente os snacks da La Violetera, como Amêndoas Torradas e Castanha da Caju, pois as sementes são ótimas fontes das vitaminas necessárias.

Peixes
Entre os nutrientes essenciais para uma memória ativa está o ômega 3. “Ele é o maior responsável pela saúde mental”, afirma a nutricionista Sonja Salles à revista Exame. Entre as principais fontes desse elemento está o salmão, responsável por melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro. É possível optar também por peixes de água fria, como atum e sardinha.

Equilíbrio sempre
Segundo a nutricionista do Hospital Albert Einstein, Camila Nottoli, é preciso compreender que os benefícios de uma alimentação balanceada vêm a longo prazo, ou seja, apenas comer salmão todo dia não é a solução. “Não adianta rechear as refeições com alimentos que ajudam a memória e acreditar que amanhã ela estará afiada. Isso é um processo que leva tempo; portanto, é importante aderir à alimentação saudável o quanto antes”, conta.

Procure manter uma dieta balanceada que não auxilie apenas a memória, mas mantenha em ordem todas as funções do organismo. Em seu cardápio diário, insira todos os grupos alimentares, como proteínas, carboidratos e gorduras boas, e não esqueça: quanto maiscolorido seu prato for, mais alimentos saudáveis você estará ingerindo.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...