Um quisto sebáceo (quisto queratinoso) é uma tumoração de crescimento lento que contém pele morta, excreções cutâneas e outras partículas cutâneas. Estes quistos podem ser diminutos e podem localizar-se em qualquer parte do corpo, mais frequentemente no couro cabeludo, nas orelhas, na face, nas costas ou na bolsa escrotal.
Tendem a ser firmes e fáceis de serem movidos no interior da pele. Geralmente não são dolorosos. Os quistos sebáceos costumam ter uma cor amarelada ou cor de carne. Ocasionalmente podem infectar.
Tendem a ser firmes e fáceis de serem movidos no interior da pele. Geralmente não são dolorosos. Os quistos sebáceos costumam ter uma cor amarelada ou cor de carne. Ocasionalmente podem infectar.
Cistos devem ser tratados cirurgicamente, em geral mediante procedimentos simples. A depender da localização, tipo e tamanho da lesão, uma incisão com drenagem do conteúdo e cauterização da cápsula são o bastante. Muitos especialistas preferem fazer a remoção completa do cisto para evitar a permanência da cápsula ou de um fragmento dela, o que pode causar recidiva. Por esse mesmo motivo, é importante.
Publicidade
Publicidade
jamais tentar espremer ou “arrancar” cistos em casa.
Qual o tratamento no caso de cisto sebáceo?
O tratamento no caso de cisto sebáceo é cirúrgico e consiste na remoção do cisto e da sua cápsula, sendo a pele suturada a seguir. Se a cápsula ou um fragmento dela permanecer, o cisto sebáceo poderá voltar, daí o tratamento através da remoção cirúrgica do cisto e da sua cápsula ser o mais indicado.
Dependendo do tamanho, do tipo e da localização do cisto sebáceo, o tratamento pode ser realizado através de uma única incisão, com drenagem do conteúdo do cisto e destruição da sua cápsula com produtos cáusticos.
No entanto, um cisto de sebáceo geralmente não precisa de tratamento, a não ser que esteja infeccionado, inflamado ou causando um problema estético.
Cistos infectados normalmente são tratados através de drenagem e remoção da cápsula. Antibióticos e anti-inflamatórios podem ser indicados, de acordo com cada caso.
Se o cisto sebáceo tiver menos de 1 cm, o tratamento pode ser feito através da aplicação de compressas quentes durante 15 a 30 minutos, 2 vezes ao dia, durante 10 dias.
Com isso, o cisto tende a diminuir gradualmente até desaparecer, embora possa retornar em alguns casos. Este método transforma o conteúdo do cisto num fluido oleoso que é mais facilmente reabsorvido pelo organismo.
É importante lembrar que nunca se deve espremer um cisto sebáceo, pois pode romper a sua cápsula e provocar uma infecção, além de abrir mais espaço para o cisto crescer.
O tratamento do cisto sebáceo deve ser efetuado pelo/a médico/a dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário