google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conheça alimentos que estufam a barriga

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Conheça alimentos que estufam a barriga

Desconfortos nunca são bem vindos, principalmente quando relacionados à região abdominal. Os desconfortos abdominais sempre incomodam ou tendem a nos levar à reflexão sobre hábitos e alimentação. Muitas vezes, a barriga inchada pode dar a impressão de que a pessoa está com muita gordura na região abdominal e é algo que incomoda bastante as pessoas.



Descobrir as causas para as variações da circunferência da cintura pode não ser uma tarefa difícil, mas às vezes, é apenas consequência de uma alimentação irregular, algum alimento ingerido que não contribuiu de forma positiva com as suas medidas.

Há inúmeros fatores que podem fazer você se sentir inchado, desde retenção de líquidos, altas temperaturas, gases à má digestão, mas o mais comum é a alimentação incorreta. Por isso, desbravaremos alguns dos alimentos que incham sua barriga, assim você poderá se manter longe deles e garantir que seu abdômen fique da forma que deseja.

Bebidas alcóolicas

Bebidas alcoólicas podem contribuir para deixar a mucosa do intestino impermeável, o que pode resultar em um desequilíbrio no funcionamento da flora intestinal, causando inclusive retenção, induzindo ao volume e inchaço na região abdominal.

Lacticínios
Eles podem reagir de diversas formas nos organismos, mas os produtos lácteos podem ser culpados por diversos casos de flatulência. Gases e inchaços também podem derivar de intolerância a lactose, ou incapacidade de digerir o açúcar do leite. Caso você se identifique com essa possibilidade, evite consumir leite de vaca e produtos lácteos, como queijo, molhos e até queijo.

Massas
A farinha refinada utilizada no preparo de massas pode contribuir para a fermentação, o que favorece para que massas e pães sejam reconhecidos como alimentos que incham a barriga e causam gases.


Bebidas gaseificadas
Pode ser bastante óbvio, mas muitas pessoas que consomem bebidas gaseificadas não compreendem o inchaço na barriga, mas o gás contido pode contribuir significativamente para esse desconforto. Você pode substituir essas bebidas por sucos naturais e até água.


Manga
Você pode pensar que as frutas podem oferecer apenas benefícios, mas a manga contém mais frutose que glicose, assim resultando em um desequilíbrio que pode tornar ainda mais difícil que a frutose seja absorvida pelo nosso organismo. Quando isso ocorre, há maior probabilidade de haver problemas no estômago e inchaço.


Ervilhas

Elas podem ser deliciosas e oferecem sabor singular em uma receita, mas são alimentos que incham a barriga por poderem gerar desconfortos estomacais. As ervilhas contêm galacto-oligossacarídeos, que é uma cadeia de açucares que são difíceis de serem digeridos, o que acaba alimentando as bactérias contidas no intestino, assim causando o inchaço. As ervilhas também possuem frutano e são ricas em polióis, os quais são parcialmente absorvidos pelo organismo, o que resulta em problemas estomacais.

Ameixas
Ameixas são embalados com polióis, muitas vezes chamados de álcoois de açúcar por causa da sua estrutura (eles se parecem tanto açúcar e álcool) e porque eles são fermentados por bactérias do intestino, o que leva a problemas de estômago, como inchaço.

Maçãs
As maçãs podem reagir de forma negativa e prejudicar aqueles que sofrem com uma má absorção de frutose, o que ocorre quando o açúcar natural não é absorvido pelo organismo. A má absorção pode resultar em inchaços, diarreia e até problemas digestivos mais graves. Embora não muito comum, isso pode acontecer em pessoas mais sensíveis, especialmente quando consumida em maior quantidade.

Alcachofra
A atenção deve ser redobrada para os vegetarianos. Você pode pensar que sua alimentação reduz a probabilidade de inchaços, mas o frutano contido na alcachofra, que é uma fibra de difícil digestão, pode causar problemas de gases e inchaços.


Amoras
Elas são ricas em antioxidantes, porém, elas contêm polióis, que é o principal componente para substituição de açúcar, o que pode reagir no organismo de forma semelhante. Os polióis, quando presentes no sistema digestivo, não são completamente absorvidos, o que exige um maior período de tempo para digestão, então resultando em flatulência excessiva e desconfortos estomacais.


Cebolinha

Os vegetais com sabores fortes como o alho poró e a cebola, são ricos em frutano, a fibra composta principalmente por moléculas de frutose. Nós possuímos dificuldade para a digestão dessas enzimas, e por isso eles também são alimentos que incham a barriga.

Melancia
Ela é uma das frutas prediletas para uma dieta durante o verão. A alta temperatura pode ser melhor vivenciada se consumir alimentos refrescantes, mas o que muitas pessoas não sabem é que a melancia pode causar inchaços. Isso ocorre devido ao alto teor de frutose. Pesquisas realizadas para análise de alimentos que incham a barriga afirmaram que de três pessoas que convivem com esse desconforto, uma consome melancia periodicamente.


Alimentos salgados
Todos sabemos que o Sal é rico em Sódio, mineral que pode auxiliar no funcionamento do organismo, mas em excesso pode prejudicar. O alto consumo de Sódio pode causar inchaço e aumentar o risco de doença cardíaca. Para evitar ou reduzir o inchaço na região abdominal, evite alimentos ricos em Sódio, como processados e industrializados, sopas enlatadas, entre outros, pois são todos alimentos que incham a barriga. Busque temperar com ervas naturais.


Alimentos picantes
Os alimentos condimentados podem estimular a liberação de ácido gástrico, o que pode causar irritação. Evite o consumo de pimenta do reino, noz-moscada, pimenta em pó, caril, cebola, mostarda, alho, cravinho, molho barbecue, molho de tomate, vinagre e rábano.

Alimentos fritos e gordurosos
Alimentos que incham a barriga podem ser facilmente encontrados em fast food, como hambúrgueres, batatas fritas, donuts e muitos outros. Eles podem causar inchaço por exigirem que o estômago se esforce ainda mais para digeri-los de forma correta. Esse tempo de digestão extra permite que os gases se acumulem, assim causando o inchaço.

Adoçantes artificiais
Alguns adoçantes artificiais, como aspartame, sorbitol, xilitol, sacarina, matitol, maltitol e sucralose podem aumentar a probabilidade de ocorrência de inchaços. Eles são frequentemente encontrados em barras de cereais, biscoitos, doces e refrigerantes diet. Esses adoçantes podem exigir que o estômago se esforce para digeri-los, o que contribui para a fermentação de bactérias e favorecendo a produção de gases. Você pode optar por adoçantes, mas é importante que avalie as informações contidas nos rótulos, assim verá o que há em sua composição.

Chicletes
Ao mascar chiclete, você pode engolir ar, o que em seguida pode ficar preso em sua barriga, fazendo pressão, gases e inchaços. Se você consome chicletes com frequência, tente reduzir o consumo.
mundoboaforma

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...