google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Quer entrar em forma: então confira mitos e verdades sobre academia

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Quer entrar em forma: então confira mitos e verdades sobre academia

Quando se trata de atividade física, surge muitas dúvidas e muitas lendas. Você já deve ter ouvido alguns mitos de academia. Saber quais são pode fazer diferença no seu rendimento e no resultado.


Musculação engorda? É possível direcionar o treino para perder gordura em apenas uma parte do corpo? A musculação pode deixar a mulher com corpo de homem? Exercícios abdominais queimam gordura da barriga?

Essas são apenas algumas dúvidas que afligem a vida de quem começa a fazer academia, mas não tem muito conhecimento sobre a prática.

Publicidade


Pensando nisso, trouxemos neste artigo os principais mitos de academia, ou seja, fatos que ouvimos na academia, mas que estão longe de ser verdade. Vamos conferir os principais deles?

1. Fazer musculação engorda
Certamente o maior mito de todos: “a musculação engorda”.

O mito é alimentado pelo fato de que, geralmente, quando começamos a fazer musculação, logo percebemos um aumento de peso na balança. Esse aumento quase sempre está relacionado ao ganho de músculos, ou seja, de massa muscular magra.

Quando nos dedicamos à musculação é comum que a gordura seja transformada em massa. Como os músculos pesam mais do que a gordura, o aumento do peso é normal – e não representa que você engordou, mas muito pelo contrário.

Por outro lado, pesquisas apontam que os exercícios de resistência melhoram o funcionamento do metabolismo basal, principal responsável pelo gasto calórico. Não à toa, a musculação NÃO engorda e ainda reflete em emagrecimento.

2. Não pode correr no dia do treino de perna
Outro mito alimentado nas academias é que em dia de treino de perna não se pode correr.

Na realidade, correr não trará problema algum para o indivíduo, muito pelo contrário: a atividade proporcionará fortalecimento aos músculos da perna e queima de calorias.

3. Alongar antes do treino é fundamental
Grande mito. Fundamental antes do treino é apenas o aquecimento, visto que assim o sistema cardiovascular se prepara para exercícios que exigem dele maior resistência. Esse aquecimento pode ser de 5 a 10 minutos de esteira antes do treino.

E quando realizar o alongamento? Após os exercícios.

Fazer exercícios abdominais queima e define barriga?
Outro grande mito diz respeito à realização de exercícios abdominais para a queima e definição da região.

Esses exercícios, apesar de diminuírem gordura assim como quaisquer outros, visam o aumento da resistência cardiovascular.

Por outro lado, se o seu objetivo é queimar calorias desta e de outras regiões do corpo, é preciso se dedicar aos exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida, dança, aulas de luta, jump, spinning e outros.

Quando houver queima de gordura, aí sim: se prepare para ver os músculos da barriga aparecerem!

5. “No pain no gain”
Há também o mito do ‘no pain, no gain’, que na tradução literal significa “sem sofrimento, sem ganhos”.

É claro que sentir um pouco de desconforto durante ou depois da realização dos exercícios é normal. Mas se a dor for excessiva e prolongada, este pode ser um sinal de exercícios mal executados ou realizados em excesso.

No pain no gain é uma expressão em inglês cuja tradução literal é "sem dor, sem ganho". É uma expressão usada como lema que afirma que sem trabalho e sem dedicação não é possível alcançar vitórias.

6. É possível direcionar a perda de gordura

Mito. Os exercícios levam a queima de gordura no corpo como um todo. Sendo assim, não é possível controlar onde ela ocorrerá, mas uma coisa é garantida: com treino e alimentação equilibrada a perda de gordura acontecerá em todo o corpo, o que é ainda melhor.

Para comprovar, recentemente um estudo foi realizado ao longo de 12 semanas com indivíduos que treinaram apenas um lado da perna. Ao final do experimento, a queima de gordura havia sido idêntica em ambas as pernas.

7. Levantar peso vai deixar a mulher com corpo de homem?
Um dos mitos que mais aflige o público feminino é de que o corpo construído na musculação é um corpo masculino.

Grande bobagem. A musculação, mesmo quando praticada todos os dias e em todos os grupos musculares, não é capaz de deixar a mulher masculinizada –muito pelo contrário, já que auxiliará no emagrecimento e no fortalecimento muscular.

8. É preciso poucas repetições para ganhar massa e muitas para emagrecer?
Grande mito. O treino de hipertrofia, com poucas repetições, também aumenta o emagrecimento. Por outro lado, treinos com muitas repetições também induzem a hipertrofia quando realizados de forma intensa.

Sendo assim, não há como generalizar. Em qualquer treino intenso de musculação o consumo de oxigênio no pós-treino aumenta as taxas de metabolismo basal, resultando, em todos os casos, na queima de calorias.

Agora você já conhece alguns mitos de academia, que vire mexe escutamos por aí. Fato é, que cada vez mais novos estudos descobrem algo novo e/ou derruba crenças antigas ou até novas, porque não. horadotreino


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...