google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que existe por trás das dores musculares das costas – causas e tratamento

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que existe por trás das dores musculares das costas – causas e tratamento

Já deve ter acontecido com você ou com uma pessoa que você conhece: depois de um dia de estudos, trabalho ou de cuidado com os filhos e a casa, aparecem dores musculares nas costas que incomodam muito e tudo o que se quer é tomar um banho quente e deitar para relaxar.

Enquanto isso pode parecer normal e não ser levado a sério por algumas pessoas, é importante saber que existem causas para as dores musculares nas costas. E o mais seguro, especialmente se elas foram persistentes, é conhecer a origem do problema para saber se não se trata de algo mais sério e seguir um bom tratamento para lidar com ele.

Publicidade

De acordo com artigo do cirurgião ortopedista Peter Ullrich Junior, do Spine Health, a maior parte dos casos de dor aguda na região inferior das costas acontecem por conta de danos nos músculos e ligamentos da região das costas.

Pode ser que haja um estiramento muscular, que acontece quando o músculo é alongado demais ou é rompido, o que resulta em danos às fibras musculares, em algo que também é chamado de distensão muscular.

Outra possibilidade é a entorse lombar, que ocorre quando são os ligamentos são alongados demais ou rompidos. Em ambos os casos, há uma inflamação que causa espasmos nas costas. Por sua vez, esses espasmos resultam em dor aguda na região e inclusive dificuldades para se mover.

A dor na região inferior das costas em decorrência de um estiramento muscular costuma ter origem em algum movimento que colocou estresse desnecessário na área. Esses movimentos podem ser o levantamento de um objeto pesado, uma queda ou um movimento brusco, por exemplo.

Veja também: Dor na lombar – O que pode ser, causas e como tratar.
A prática de esporte que envolvem atividades como giros, impactos bruscos ou choques também podem originar esse tipo de lesão.

Quando se trata da distensão muscular, as dores musculares nas costas têm outras características, como: localizam-se na parte inferior das costas sem irradiar para as pernas, a região fica dolorida ao ser tocada, a dor aparece repentinamente, vem acompanhada de espasmos musculares e a pessoa sente-se bem ao descansar, mas apresenta dificuldades para ficar de pé ou andar.

Irritação muscular
Porém, não são todos os casos de dores musculares que se referem ao estiramento muscular. Outra causa para a dor muscular, dessa vez na parte superior das costas, é a chamada irritação muscular.

Segundo o médico Talbot Sellers, a irritação muscular pode surgir em decorrência da falta de força, lesões por uso excessivo como movimentação repetitiva, lesões esportivas, acidentes de carro e até o próprio estiramento muscular.

Outros fatores
Segundo o Panadol Portugal, a má postura, a obesidade e a fraqueza dos músculos abdominais podem prejudicar a coluna por forçarem o pescoço a se inclinar para a frente em uma tentativa de compensação.

O estresse e a tensão emocional ainda podem resultar em uma contração dos músculos das costas, sendo que o estresse postural causa dores crônicas na parte superior das costas, além de atingir o pescoço e os braços.

Estar acima do peso, o hábito de fumar e o estresse também podem resultar em dores na parte inferior das costas.

O tratamento para as dores musculares nas costas 
Nos casos de distensão muscular na região inferior das costas, a expectativa é que o problema seja solucionado em até três ou quatro semanas. Segundo o médico Peter Ullrich Junior, os músculos maiores da área fornecem os nutrientes necessários para auxiliar o processo de cura.

Ainda de acordo com o médico, o tratamento para esse tipo de dor muscular ainda pode incluir remédios para a dor, anti-inflamatórios e relaxantes musculares usados em curto prazo para aliviar a dor severa na parte inferior das costas associada aos espasmos musculares.

Além disso, a massagem também pode ajudar ao promover o fluxo sanguíneo na região, relaxar os músculos rígidos e liberar a endorfina, que é descrita como um analgésico natural do organismo. Outra técnica que pode colaborar é quiropraxia, que também é útil para soltar os músculos rígidos.

Aplicar gelo logo após a lesão muscular nas costas também auxilia a diminuir a inflamação. Ao mesmo tempo, a aplicação de calor na área atingida é útil a longo prazo para estimular o fluxo sanguíneo e contribuir com o processo de cura.

O doutor Ullrich também alertou para o fato de que quando a dor muscular na parte inferior das costas dura mais de duas semanas, os músculos enfraquecem, e pelo fato de ser dolorido usar esses músculos, a tendência é que os pacientes evitem utilizá-los.

Porém, a falta de atividade pode ser pior, já que causa atrofia por desuso e mais enfraquecimento, o que acarreta mais dores musculares já que os músculos perdem parte de sua habilidade de segurar a coluna.

Por isso é que é tão importante buscar o médico logo que sofrer uma lesão nas costas ou perceber os sintomas, dando início ao tratamento e evitando prolongar o desuso dos músculos da região.

No caso da irritação muscular 
Quando a causa da dor é a irritação muscular na parte superior das costas, o tratamento prescrito pelo médico pode incluir fisioterapia, quiropraxia, osteopatia, acupuntura e injeções anestésicas locais. Além disso, remédios anti-inflamatórios também podem ser utilizados para curar o problema.

O médico Sellers indica profissionais como médico osteopata, fisiatra ou quiroprático para guiar o tratamento. Caso não tenha acesso a nenhum deles, procure o seu clínico geral de costume e solicite um encaminhamento.

E os outros fatores? 
Para tratar as dores musculares nas costas causadas pelos outros fatores citados acima, também recomenda-se o uso de remédios. O ideal é checar com o médico qual o mais indicado para o caso de cada paciente.

Outra técnica que pode auxiliar a aliviar a tensão muscular na parte superior das costas são exercícios e técnicas de relaxamento.

No entanto, além de combater a dor é importante lutar contra os fatores que a causam. Por exemplo, a visitar um quiroprático pode ajudar a melhorar a postura no dia a dia. Alimentar-se bem, de maneira saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, e praticar atividade física com frequência é uma forma de combater o aumento de peso e a obesidade.

Da mesma forma, também vale a pena eliminar o estresse ou pelo menos diminuí-lo no dia a dia e abandonar o vício do fumo, já que como vimos eles também entram na lista de causas para as dores nas costas.

O fortalecimento das costas por meio de exercícios seguros e de baixo impacto como caminhada e natação ainda podem ajudar a se recuperar das dores na parte inferior das costas. 

Cuidados
Para quem sofre com dores musculares nas costas, o ideal e mais seguro é consultar-se com o médico de sua confiança para verificar por meio de exames qual o verdadeiro problema e saber o tratamento indicado para acabar com as dores.

Isso é especialmente importante em casos em que a dor persiste e não melhora por semanas, é severa, piora com o tempo, vira impedimento para executar as atividades do dia a dia e torna-se difícil de suportar, alertou o National Health Service (Serviço Nacional de Saúde, tradução livre, NHS, sigla em inglês) do Reino Unido.

As informações que trouxemos aqui servem para te dar uma noção em relação ao que pode ter originado a condição e para apresentar as possibilidades de tratamento que o médico pode prescrever.

Entretanto, elas não podem e nem deve substituir um diagnóstico médico, pois para ter certeza do que se trata, só conversando com o profissional responsável. Até porque, além das causas que mencionamos aqui, as dores nas costas podem estar associadas a uma série de condições de saúde como doenças ósseas, artrite, infecções virais, problemas na coluna, hérnia de disco e dor no nervo ciático. mundoboaforma

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...