google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Curiosidade sobre água do mar. Porque o mar é salgado?

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Curiosidade sobre água do mar. Porque o mar é salgado?

 Para início de conversa, o cloreto de sódio (o nome químico do popular sal de cozinha), não é a única substância dissolvida nos oceanos, existem outros minerais que participam do “tempero” da água. 

No mar também há cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio, entre outros. O sabor salgado do cloreto de sódio acabou predominando porque a substância é, de longe, bem mais abundante que as outras.

Publicidade
O que muita gente não sabe é que na verdade o sal existente no mar sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos. Mas para entender direito como isso funciona, é preciso entender algumas curiosidades do ciclo da água: No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. 

No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos. Com os rios, a proporção é diferente: eles recebem mais água do que perdem, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar.


Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons de cloro e de sódio. Esses íons se soltam das rochas nos leitos dos rios e se unem formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar.

Bom, aí como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai se acumulando nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje em dia.

O sal existente no mar sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...