Quando você se alimenta, para quando está satisfeito, ou somente quando se sente cheio? O ideal é comer pouco e ainda assim, sentir-se saciado, satisfeito.
Porém, há alguns alimentos que sabotam essa sensação de saciedade, fazendo com que comamos mais. Por exemplo, alimentos de origem animal, gordura saturada e açúcares.
Alguns estudos comprovam que a gordura saturada pode causar danos ou a morte dos neurônios responsáveis pela sensação de saciedade e controle do apetite.
É preciso gastar mais energia do que se consome. Também é importante evitar o consumo de gordura saturada e manter uma dieta rica em fibras, legumes, frutas e verduras, que são excelentes para manter a sensação de saciedade.
Como funciona o corpo
O nosso corpo funciona da seguinte maneira: quando o corpo sente falta de energia, o organismo produz um hormônio chamado grelina, que dá a sensação de fome. Quando comemos, o hormônio da fome diminui e aumenta a leptina, hormônio que nos dá a sensação de saciedade. Na verdade, quem controla a saciedade são os neurônios, ou seja: se a gordura, por exemplo, destrói os neurônios, não adianta a leptina mandar sinal: a pessoa continuará achando que está com fome e comendo.
Mais saciedade, menos comida
Não é tão fácil burlar o cérebro, mas adotando alguns hábitos mais saudáveis, é possível reeducar o apetite. Evite gordura saturada de origem animal, e prefira alimentos que mantenham a saciedade por mais tempo, como fibras e proteínas, ou ainda, invista em produtos naturais, como barras de cereais, barras de proteínas, shake Herbalife, chás e sopas. Fatie os alimentos no prato, pois o cérebro entenderá que o corpo está recebendo mais comida, coma devagar e mastigue bem a comida, para que o cérebro receba a informação de saciedade. E se possível, beba um copo de água ou chá antes de cada refeição principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário