google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como enteder crianças com autismo, sintomas, causas e tratamento

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Como enteder crianças com autismo, sintomas, causas e tratamento

Autismo é uma desordem que faz parte de um grupo de síndromes chamada Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). 

Essa disfunção afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente).




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O autismo acarreta o comprometimento de 3 principais eixos: Interações sociais. Comportamentos estereotipados, repetitivos e restrição de interesses. Comprometimentos qualitativos na comunicação e na linguagem.

Hoje em dia, com o avanço dos tratamentos para autismo, além de uma maior difusão da informação, a síndrome deixou de ser uma condição incapacitante.

O autismo afeta quase todos os aspectos do comportamento: a fala, os movimentos do corpo, o interesse por amizades, a vida social, as emoções. O mundo autista é muito variado: desde as pessoas que falam muito pouco até aquelas com habilidades incríveis.

A síndrome deve ser diagnosticada precocemente para que a criança possa ser acompanhada por profissionais especializados. É nessa fase inicial que o tratamento tem os melhores resultados.

As crianças com autismo também podem desenvolver talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento, desde que essas habilidades sejam identificadas e estimuladas de forma inteligente. Esse passo inicial ,muitas vezes, depende da escola, mas, no Brasil, o acesso a essa qualidade de educação depende em grande parte do poder aquisitivo da família.

Dependendo do grau de independência do paciente, ele pode, sim, ingressar no mercado de trabalho. Por possuir alto poder de concentração em uma atividade e atenção aos detalhes, o autista pode ser um excelente profissional.

Empresas que desejam ter pessoas com autismo em seu quadro de funcionários devem ficar atentos a algumas peculiaridades do dia a dia, montar uma rotina bem estruturada, sem muitas variações e com cargas horárias não muito extensas.

O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.

Por que é importante saber reconhecer os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomas típicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais da doença ao nascer.

Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatra, psiquiatra infantil, neurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.

O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?

Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico só poderá ser determinado por um especialista. 

A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez. 

A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo dos pais. 

A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças. 

Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta. 

Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela. 

Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade. 

Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe.
Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente. 

A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.

A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta. 

A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.

Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.


As avaliações são individuais, mas as terapias costumam ser feitas em grupos para estimular a socialização. Englobam o acompanhamento comportamental, o pedagógico e o aprimoramento da comunicação. “E, quanto mais cedo as intervenções forem iniciadas, maiores são os progressos, principalmente nas relações afetivas, nas atividades diárias e motoras”.

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