google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Farinha de trigo vale a pena substituí-la pela farinha integral

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Farinha de trigo vale a pena substituí-la pela farinha integral

A farinha de trigo é um dos alimentos mais antigos e mais consumidos pelo ser humano. Há relatos de que os egípcios já assavam pão 5 mil anos antes de Cristo. Seja no pão, massa, bolo ou torta, é difícil achar uma receita sem farinha e que não seja deliciosa.

Isso se deve em parte ao nosso cérebro, que, ao longo dos anos aprendeu a dar preferência aos alimentos ricos em carboidratos, como é o caso da farinha. De rápida digestão, os carboidratos oferecem energia rápida, mas, por outro lado (e por conta disso), sentirá fome mais rapidamente.

Publicidade
Outro problema da farinha branca é que, quanto mais se ingere, mais vontade tem de consumi-la. Além disso, por passar por um processo de refinamento, perde todos seus nutrientes, se transformando em caloria vazia.

Por essas e outras razões, vale a pena substituí-la pela farinha integral, seja no pão, no arroz ou nas deliciosas massas, que é uma alternativa mais saudável à versão branca, isso porque possui mais fibras, vitaminas e minerais. Apesar de não ser menos calórica, dá mais saciedade.

Os principais benefícios da farinha integral são:
Ajuda a combater o acúmulo de gordura abdominal
Não causa picos de insulina (como a versão branca)
Ajuda a regularizar o intestino
É fonte de nutrientes importantes
Fornece energia de maneira gradual
Pode ser uma aliada no processo de emagrecimento e manutenção do peso



A farinha integral não deixa o bolo muito seco?

Pesquisando sobre o assunto, confirmei o que já suspeitava: o ideal é usar metade de farinha branca e metade integral.

Ou ainda, usar a proporção de 2 para 1: duas xícaras da branca para 1 da integral.

Há quem diga que acrescentar um pouco de farinha de aveia na integral aliviaria a "secura".

Vale muito a pena incluir a farinha de trigo integral nas receitas do dia a dia e acostumar as crianças a ela. E não tenha receio em relação sabor, não tem diferença ao da branca. Pelo menos eu acho!

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...