google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: A importância de hidratar-se corretamente

terça-feira, 7 de março de 2017

A importância de hidratar-se corretamente

Muito se fala sobre a importância de bebermos bastante água diariamente, não é? Mas, ainda assim, muita gente esquece, durante a correria cotidiana, de tomar a quantidade correta que necessitamos para a saúde. 

Primeiramente, devemos compreender que a água compõe cerca de 60% da nossa composição corporal, sendo determinante para as funções vitais do organismo.



Publicidade
De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente é variável, pois depende de alguns fatores, como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive. 
Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas. A recomendação do órgão com relação à quantidade de água que devemos ingerir é extremamente simples: a quantidade que o organismo pedir.


Nestes dias mais quentes é fundamental hidratarmos corretamente o nosso organismo. No entanto, temos de ter em conta que nem todas as bebidas servem para esse efeito!

Existe a tendência natural para associar o efeito de um alimento ou bebida no estado líquido a água, o que faz com que muitas pessoas troquem a ingestão de água por bebidas alcoólicas, refrigerantes ou outras com o intuito de se hidratarem.

Apesar de estarem no estado líquido, a verdade é que, ao contrário da água e das infusões de ervas, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, etc exigem uma quantidade considerável de fluidos para processar e filtrar adequadamente a sua entrada no organismo, reduzindo a quantidade de água que é absorvida para o hidratar.

Este processo depende da quantidade/concentração dos componentes como o açúcar, adoçantes, cafeína ou álcool, sendo que, quanto maior a quantidade/concentração destes componentes nas bebidas, menor é o seu potencial hidratante.


No caso das bebidas alcoólicas, em particular as bebidas destiladas ou chamadas "bebidas brancas"cujo teor de álcool é muito elevado, o seu consumo pode mesmo contribuir para a desidratação, uma vez que a quantidade de água necessária para a eliminação do álcool no organismo é superior à quantidade de água proveniente da própria bebida, exigindo que o corpo gaste água que deveria ser usada noutra função.

Em relação às bebidas açucaradas, como é o exemplo dos refrigerantes, a sua ingestão em grande quantidade pode atrasar o metabolismo e provocar sobrecarga renal, dificultando o processo de absorção de água pelo organismo.

Com isto podemos concluir que o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas deve ser efetuado com moderação e ser reservado apenas para dias de festa, tendo sempre em conta que o seu consumo em excesso pode trazer consequências para a saúde, associadas ao teor de álcool e açúcar das mesmas.

Quer hidratar adequadamente o seu corpo? Beba água!

 
Esta é a única bebida que continua a ser a melhor para crianças, adultos e idosos. E não se esqueça que com o calor, deve aumentar a quantidade de água/ chá/ infusões que bebe diariamente.


Dicas para se manter a hidratação no dia a dia

– Procure deixar a águam em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, no criado-mudo;

– Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador para lembrar que está na hora de se hidratar;

- Pessoas que costumam viajar de avião devem redobrar o cuidado com a hidratação, principalmente em voos mais longos, devido à pressurização das cabines.

– Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

Reconheço os sinais de uma desidratação

Os primeiros sinais de uma desidratação são principalmente:

- Sensação de sede,

- Elevação da frequência cardíaca,

- Diminuição da tensão arterial,

- Queda de desempenho.

Uma desidratação moderada será ressentida por fadiga e um cansaço. Uma desidratação severa será ressentida por uma sensação elevada de sede durante o esforço, pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e dos tendões, entorses (…).

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...