google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Poderoso adoçante stévia natural e orgânico e seus benefícios

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Poderoso adoçante stévia natural e orgânico e seus benefícios

Com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar, a planta não possui calorias e é diurética.

Origem do uso do Stevia: o uso da Stévia como adoçante e planta medicinal começou há séculos atrás, com os índios Guaranis que viviam nas Florestas Tropicais do Brasil e Paraguai. Os nativos a usavam para reduzir o gosto acentuado da erva-mate e para refrescar a boca. 



Há relatos de que o curandeiro da tribo a usava para combater sintomas de desconforto abdominal e pessoas que apresentavam fadiga física ou emocional, provavelmente portadores do que conhecemos hoje como diabetes.

A planta também se difundiu do outro lado do mundo, em países como Coréia, Tailândia e Japão. Por meio de estudos realizados no último século, consumidores ingeriam de 5 a 10 gramas diários de Stévia, o que é uma quantidade significativa, mas mesmo assim a planta não se mostrou nociva à saúde. 
O Japão adotou a planta como adoçante natural há 30 anos e também não produziu registros de efeitos colaterais.

O uso da Stevia Hoje: o que faz a Stevia ser tão atraente como adoçante é que o corpo humano não digere e nem metaboliza este glicosídeo, o composto que dá o sabor doce, então não obtemos calorias da Stévia. Além disso, o glicosídeo não se modifica no trato intestinal, por isso a planta possui índice glicêmico igual a zero. 

Como se não bastasse, as folhas da Stévia contêm vários nutrientes necessários a uma dieta saudável
Sais minerais: Alumínio, Cálcio, Cromo, Cobalto, Flúor, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Selênio, Sódio, Estanho, Zinco;

Vitaminas: Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A), Niacina, Riboflavina, Tiamina (vitaminas do complexo B); ...e muitos outros componentes.

Adoçante Natural
A preferência pelo doce se desenvolve já na infância e se estende pela vida adulta, e isso acontece de forma natural e individual. Isso quer dizer que uns gostam mais e outros gostam menos de doce, embora todo paladar seja receptivo ao seu gosto.
Com isso a preocupação pelo desenvolvimento de produtos com capacidade adoçante, mas sem os malefícios do açúcar, cresceu. Isso envolve uma gama de adoçantes disponíveis no mercado que contêm os chamados edulcorantes intensos, que adoçam mais que o açúcar, como o aspartame, a sacarina, a sucralose e o glicosídeo steviol.

O diferencial do glicosídeo steviol é que sua origem é totalmente vegetal e não tóxica, diferente de outros adoçantes que trazem compostos químicos em suas fórmulas. Isso torna o steviosídeo o principal substituto da sacarina, pois se mostra eficaz no controle de peso e nutrição do pâncreas, já que ajuda a manter normais os níveis de glicemia. Além disso, consumir produtos adoçados ou à base de stévia, podem reduzir cáries e diminuir sangramentos na gengiva.


Benefícios surpreendentes do adoçante stévia para saúde 

A stévia é um adoçante natural derivado da planta Steviarebaudiana, que está disponível em muitas formas. A mais popular é a versão branca (refinada) e verde (orgânica), mas você também pode comprar as folhas secas de stévia ou extrato de estévia líquida.

O que é a stévia?
Os benefícios da stévia são muitos, mas antes de mergulhar nesta interessante lista, nós vamos conhecer exatamente o que é stévia. Trata-se de um adoçante natural obtido a partir da planta “Steviarebaudiana”, um arbusto de pequeno porte, presente em várias partes da América do Sul, que tem muitos benefícios e que têm sido usadas há anos por diferentes civilizações.

Em geral, a estévia é incapaz de fornecer qualquer risco para a sua saúde, enquanto seu consumo for moderado e correto.
Em adição, dentro dos muitos benefícios da estévia, ela contém baixos níveis de calorias e carboidratos, de fato, sabe-se que, para 1 grama de stévia, há 1 caloria e 1 grama de carboidrato, sem um traço de colesterol ou de gordura. E se isso não fosse o suficiente, este adoçante natural tem vários nutrientes, como fibras, proteínas, vitaminas C e A, magnésio, ferro, fósforo, zinco e potássio.
 
Propriedades da stévia
– adoçante
– hipoglicêmica
– hipotensiva
– estimulante
– digestiva
– tônica
– diurética
– antibacteriana
– antifúngica

Benefícios da stévia
O adoçante natural de stévia, é diferente do açúcar em muitas maneiras e há várias razões pelas quais é uma opção melhor do que a sacarose, principalmente se você é diabético ou está buscando adotar um estilo de vida mais saudável.
Poderoso adoçante natural
As folhas cruas da planta stévia são aproximadamente 40 vezes mais doces do que o açúcar e adoçante em pó deles derivados. Isto significa que apenas um pouco de stévia será suficiente para a maioria das suas receitas sem açúcar.
 
O açúcar refinado é muito prejudicial para a saúde, é considerado como um dos cinco venenos brancos.
A sacarose contém uma grande quantidade de calorias e existem tantos produtos adoçados com este açúcar que se torna uma tarefa muito difícil tentar evitar-los. Como um resultado, o índice de pessoas obesas vem aumentando a cada ano.


Não tem calorias
Felizmente, o adoçante de estévia não possui calorias. Apesar de não ser de forma alguma um produto para perda de peso, os benefícios da stévia e seu enorme potencial nesta área são óbvios.
Reduz a vontade de comer doce
Como todos sabemos, o açúcar é viciante. Os adoçantes artificiais como o aspartame ou sucralose podem não ter calorias ou índice glicêmico, mas ainda não ajudam suprimir os desejos por doces açucarados. Além disso, com o aumento do consumo desses produtos nos últimos, tem sido relatados efeitos secundários negativos​​, que vão desde dores de cabeça e tonturas, a erupções cutâneas e dores de estômago.

O adoçante stevia por sua vez, além de ser natural, pode ajudar a suprimir os desejos por doces sem causar efeitos colaterais. A estévia foi aprovada como adoçante no Japão desde 1970, e agora é o adoçante mais usado lá, com uma quota de mercado superior a 40%, e tudo isso sem nenhum relato de efeitos colaterais.

É boa para os dentes
Quando o açúcar é consumido, uma camada adesiva de bactérias é formada nos dentes, proporcionando a formação da placa dentária e o aparecimento de cárie a longo prazo. Os “polióis”, tais como eritritol, maltitol e sorbitol são ingredientes populares na gengiva e pasta de dentes para impedir que as bactérias dentárias não fiquem nos dentes. O adoçante stévia tem os mesmos benefícios dos polióis, e não produz nenhum efeito desagradável ao nosso organismo.

É ideal para diabéticos
A razão pela qual o açúcar é tão prejudicial para os diabéticos é que contém grandes quantidades de carboidratos. A fim de ilustrar que tipos de alimentos são adequados para diabéticos e quais não são, um sistema chamado “índice glicêmico” foi desenvolvido.

O que pode ser resumido neste sistema, é que os tipos de alimentos com um valor de índice glicêmico menor que 50 são considerados relativamente seguros para diabéticos, quanto mais baixo o número, melhor. Para lhe dar uma ideia: as maçãs têm um IG de 39, batatas fritas tem um IG de 95 e o açúcar refinado tem um IG de 80. No entanto, a stévia tem um IG de 0 (sim, zero). Isso faz com que seja ideal para manter o controle da diabetes sem comprometer qualquer doçura na sua alimentação e, por isso, é considerado uma ótima opção de adoçante para diabéticos.

Regula a hipertensão
Por gerações, as tribos nativas da América do Sul têm vindo a utilizar a estévia para adoçar suas bebidas. Além da doçura conseguida, ela também ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Hoje, os médicos prescrevem a sua utilização para ajudar a controlar a pressão arterial elevada. Numerosos testes têm mostrado que a estévia não reduz a pressão arterial em indivíduos saudáveis, o que é bom para evitar a hipotensão.

Combate a candidíase
A Candida albicans é um fungo presente no intestino de todos os seres humanos. No entanto, em algumas pessoas, esse fungo pode desenvolver-se e causar vários problemas de saúde, mesmo que na maioria das vezes não sejam graves. O principal culpado pela candidíase é a fermentação do açúcar no intestino, e, portanto, muitas das dietas para prevenir a Candida são baseadas na remoção de sacarose a partir dos padrões de alimentação de uma pessoa.

O adoçante stévia não pode ser fermentado pela Candida albicans e não promove a candidíase, por isso é perfeitamente seguro para substituir o açúcar branco e combater esta condição. Sempre consulte seu médico antes de mudar sua dieta e tenha um cuidado para utilizar apenas a stévia pura. Algumas marcas disponíveis no mercado adicionam inulina ou maltodextrina seus produtos, que são substâncias que devem ser evitadas quando você está propenso a candidíase.

Mais informações
Agora nós sabemos as razões pelas quais este adoçante natural tem sido usado há anos. Realmente, adicionar a stévia em nossa dieta diária pode proporcionar muitos benefícios à saúde, principalmente dos diabéticos e pessoas que estão tetando emagrecer ou manter o peso.
  stevita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...