Em minha opinião todos precisam de psicoterapia, de preferência durante toda a vida. Pois, durante toda nossa existência teremos dúvidas, estresse, angústias, conflitos e esse auxílio é fundamental.
Existem alguns sinais que demonstram que uma pessoa precisa de psicoterapia, são eles
Todas as suas emoções são intensas :“todo mundo fica nervoso e triste, mas e a intensidade? E a frequência? Isso te atrapalha ou prejudica a sua vida?”
A sensação de ser regularmente dominado pela tristeza ou pela raiva pode indicar algo mais profundo, mas é preciso prestar atenção a uma outra coisa: o catastrofismo.
Quando um desafio aparece de repente, você imediatamente se prepara para o pior? Esse tipo de ansiedade extrema, em que as preocupações são desproporcionais e os cenários pessimistas passam a se tornar cenários realistas, pode ser profundamente debilitante.
“Pode ser paralisante, levar a ataques de pânico e até mesmo a evitar as coisas”, diz Alvord. “Se sua vida começa a se contrair porque você está se omitindo é provavelmente a hora de procurar alguém.”
Você passou por um trauma e não consegue parar de pensar nele: você passou por alguma situação traumática? Uma separação, um assalto, a perda de uma pessoa querida ou do emprego não devem ser assimilados sozinho, a ajuda de um profissional é muito importante. A tendência é achar que vai passar com o tempo, porém, em muitos casos a dor pode ficar latente (guardada) e se manifestar em forma de isolamento, doenças, agressividade ou depressão.
Dores de cabeça recorrentes e inexplicáveis, dores de estômago ou baixa resistência: a mente tem um grande poder sobre seu corpo, muitas vezes seus problemas emocionais acabam se manifestando em diversas formas, como por exemplo: problemas estomacais crônicos a dores de cabeças.
Você está usando alguma substância para aguentar o dia a dia: se você percebe que está bebendo ou usando drogas em maiores quantidades ou com maior frequência — ou até mesmo pensando mais em bebidas ou drogas –, pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação. Mas essa substância pode não ser o álcool ou droga: pode ser comida. Reidenberg nota que mudanças no apetite podem ser um sinal de que nem tudo está bem. Comer demais, ou de menos, pode indicar estresse ou sinalizar que você não está querendo cuidar de si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário