google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como saber se você precisa fazer terapia

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Como saber se você precisa fazer terapia

Em minha opinião todos precisam de psicoterapia, de preferência durante toda a vida. Pois, durante toda nossa existência teremos dúvidas, estresse, angústias, conflitos e esse auxílio é fundamental. 

Para muitos, fazer terapia ainda é para loucos, que a ajuda de um profissional é sinal de fraqueza, demanda tempo ou é caro demais, porém, nada disso é verdade.

Existem alguns sinais que demonstram que uma pessoa precisa de psicoterapia, são eles 


Todas as suas emoções são intensas :
“todo mundo fica nervoso e triste, mas e a intensidade? E a frequência? Isso te atrapalha ou prejudica a sua vida?”

A sensação de ser regularmente dominado pela tristeza ou pela raiva pode indicar algo mais profundo, mas é preciso prestar atenção a uma outra coisa: o catastrofismo.

Quando um desafio aparece de repente, você imediatamente se prepara para o pior? Esse tipo de ansiedade extrema, em que as preocupações são desproporcionais e os cenários pessimistas passam a se tornar cenários realistas, pode ser profundamente debilitante.

“Pode ser paralisante, levar a ataques de pânico e até mesmo a evitar as coisas”, diz Alvord. “Se sua vida começa a se contrair porque você está se omitindo é provavelmente a hora de procurar alguém.”

 

Você passou por um trauma e não consegue parar de pensar nele: você passou por alguma situação traumática? Uma separação, um assalto, a perda de uma pessoa querida ou do emprego não devem ser assimilados sozinho, a ajuda de um profissional é muito importante. A tendência é achar que vai passar com o tempo, porém, em muitos casos a dor pode ficar latente (guardada) e se manifestar em forma de isolamento, doenças, agressividade ou depressão.


Dores de cabeça recorrentes e inexplicáveis, dores de estômago ou baixa resistência: a mente tem um grande poder sobre seu corpo, muitas vezes seus problemas emocionais acabam se manifestando em diversas formas, como por exemplo: problemas estomacais crônicos a dores de cabeças.

Você está usando alguma substância para aguentar o dia a dia: se você percebe que está bebendo ou usando drogas em maiores quantidades ou com maior frequência — ou até mesmo pensando mais em bebidas ou drogas –, pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação. Mas essa substância pode não ser o álcool ou droga: pode ser comida. Reidenberg nota que mudanças no apetite podem ser um sinal de que nem tudo está bem. Comer demais, ou de menos, pode indicar estresse ou sinalizar que você não está querendo cuidar de si mesmo.

Dores: você tem dores frequentes e sem explicação na cabeça, estômago, coluna ou está frequentemente doente? Quando o estado emocional se manifesta no corpo físico chamamos de somatização e isso é mais comum do que imaginamos.

Substâncias e medicamentos:
você utiliza substâncias e medicamentos para aguentar seu dia? Você toma remédio para tudo... dormir, acordar, dores, ir na academia, não sentir dor muscular devido a academia? Percebe que aumentou o consumo de bebidas alcoólicas ou está usando drogas?

Rendimento no trabalho:
você percebe que não está rendendo no trabalho? Falta motivação e ânimo? Está recebendo mais críticas? Falta concentração e atenção?

Hobbies: seus hobbies ou aquilo que você gostava de fazer não fazem mais sentido ou você não sente mais motivação para fazê-los?

Relacionamentos: seus relacionamentos estão desgastados? Tudo é motivo de brigas com filhos, no trabalho, com namorado ou marido/mulher? Você sente dificuldade para identificar seus sentimentos e explicá-los? Não se sente feliz em suas relações?

Amigos: Seus amigos dizem que estão preocupados com você? Muitas vezes amigos percebem coisas que nós mesmos não conseguimos.

Do ponto de vista da psicologia do emagrecimento, todos esses sinais podem levar a pessoa a comer mais ou menos (geralmente mais), usar a comida como fonte de satisfação ou para fugir de emoções e situações negativas, portanto, estar com as emoções equilibradas e conscientes delas é fundamental para o bem estar e o equilíbrio do peso.

Fonte:brasilpost

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...