google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Propriedades do amendoim: aliado da dieta e saúde

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Propriedades do amendoim: aliado da dieta e saúde

O amendoim é uma castanha e o consumo de uma quantidade de 42 gramas de castanhas pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, ajudando até a prevenção contra doenças cardíacas. Apesar do amendoim ser benéfico para a saúde e ser um alimento rico em nutrientes o amendoim é extremamente calórico por conter muita gordura. Confira nesse artigo um pouco mais sobre o amendoim além de saber se o amendoim engorda ou emagrece.

 

Nutrição
Uma porção de 28 gramas de amendoim, o que equivale a cerca de 39 amendoins, contém 170 calorias, 7 gramas de proteína, 6 gramas de carboidratos, incluindo 2 gramas de fibra e 15 gramas de gordura, incluindo 2 gramas de gordura saturada. Essa porção te oferece 20% da sua necessidade diária de niacina, 10% da de ácido fólico, fósforo e magnésio; 8% da necessidade de tiamina e quantidades menores de zinco, ferro, vitamina B6 e cálcio. A proteína e fibras nos amendoins ajudam a torná-los mais saciantes, então você provavelmente não ficará com fome pouco depois de comê-los.
 
Efeito no Peso

Desde que você coma apenas as calorias recomendadas por dia, comer amendoim não vai te fazer ganhar peso. Pessoas que consumem amendoim regularmente tendem a ter índices de massa corporal menores que aqueles que não comem, e pessoas que fazem dieta têm mais probabilidade de continuar em uma dieta com poucas calorias que permitem consumo de castanhas, tornando castanhas potencialmente boas para perda de peso, aponta um artigo de 2008 publicado no “The Journal of Nutrition”.


Com 166 calorias por 28 gramas, com casca, os amendoins não são exatamente light – mas eles também não são a castanha mais calórica. A mesma porção de macadâmia, por exemplo, tem 203 calorias. Ainda assim, amendoim engorda quando comparado a frutas, vegetais e grãos, pois são mais calóricos e têm muita gordura – então comer demais pode certamente sabotar sua dieta.

Entretanto, amendoins também ajudam a diminuir a fome, fazendo deles boas escolhas se você está cuidando da sua ingestão de calorias. Ao eliminar a vontade de comer, amendoins te ajudam a comer menos ao longo do dia, combatendo o ganho de peso ao invés de causá-lo.


Razões


Quando as pessoas comem amendoins, elas geralmente comem menos calorias depois, diz um estudo publicado em 2002 no “International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders”. Amendoins também têm um alto valor de saciedade, ajudando a te manter cheio por mais tempo depois de comê-los. A combinação desses dois fatores significa que as pessoas não ganham peso por comer pequenas quantidades de amendoins.

Considerações

Se você quer evitar ganhar peso quando come amendoins, coma-os no lugar de algum outro alimento menos saudável e mantenha-se dentro das suas calorias diárias. Amendoins são um lanche mais saudável que algumas opções processadas, já que eles são cheios de nutrientes e energia.

Amendoins Salgados

 
Enquanto amendoins não irão necessariamente fazer com que você engorde, a variedade salgada pode causar retenção de líquidos devido ao sódio. 400 miligramas extra de sódio leva a 1 quilo de peso de líquidos – e uma porção de amendoins salgados tem quase 200 miligramas de sódio. A quantidade diária recomendada desse eletrólito é de 2200 miligramas para adultos, então desde que você tome cuidado com o níveis de sódio nas suas refeições, você pode comer alguns amendoins salgados. Ou coma a variedade sem sal.

Nutrição dos Amendoins


Amendoins são aclamados por seu conteúdo nutricional. Eles são ricos em proteína e também contêm fibras para promover a saciedade. Eles têm minerais, como potássio, magnésio e zinco, assim como vitamina E. A má notícia é que cada 28 gramas de amendoins têm mais de 14 gramas de gordura. Entretanto, a maioria delas são mono e poli-insaturadas, que são as gorduras “boas” que ajudam a evitar doença cardíaca. Como todos os alimentos vegetais, amendoins são livres de colesterol.

Ganho de Gordura

O ganho de gordura geralmente é o resultado de comer mais calorias do que você gasta, não importa o alimento. Meio quilo de gordura corresponde a 3500 calorias, então a maioria dos ganhos significantes acontecem durante um longo período de tempo.

Evite ganhar gordura descobrindo seu gasto diário de calorias e comendo aquele número de calorias ou menos todos os dias. Uma fórmula rápida de manutenção de peso é multiplicar seu peso por 15. Segundo essa medida, uma mulher de 70 quilos precisa de cerca de 2100 calorias por dia para manter seu peso. 28 gramas de amendoins têm menos de 10% dessas calorias, então é um equívoco pensar que o amendoim engorda, a menos que você coma demais da conta, regularmente.

Amendoins podem ajudar na perda de peso ajudando você a continuar com seu plano. De acordo com a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, indivíduos que consomem gorduras moderadas, como as do amendoim, tinham uma probabilidade três vezes maior de continuar na dieta do que aqueles em uma dieta com poucas gorduras. Os mecanismos de controle de peso de amendoins podem ser aumentados devido às proteínas e fibras que ele contém, que promovem saciedade.

Saúde do Coração
Amendoins podem ajudar a melhorar a saúde do coração sem contribuir para o ganho de peso. De acordo com resultados de um estudo publicado em 2004 no “American Journal of Clinical Nutrition”, participantes com uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas, obtidas através de amendoins, diminuíram seu risco de doença cardiovascular e não ganharam peso.

Em um estudo conduzido na Universidade Purdue em 2003, participantes cortaram sua ingestão de gordura em 500 calorias diariamente e as substituíram com 500 calorias de amendoins. Após 8 semanas, os participantes não tinham ganhado peso e diminuíram seu triglicérides em até 24%.

Atenção à mesa  


Nem todas as formas de consumo do amendoim freiam o ponteiro da balança. Conheça as mais populares e acerte na hora da compra:


Torrado: ele preserva todos os nutrientes da leguminosa. 

Paçoca: na versão tradicional, o açúcar vem em excesso. 

In natura: liberado! Sua casca vermelha é nutritiva.

Pé de moleque: o caramelo é uma doce armadilha para a dieta. 

Japonês: o alto teor de sódio é seu ponto fraco.


Um verdadeiro afrodisíaco 


A sabedoria popular já dizia e a ciência comprova: o amendoim turbina, sim, a libido. O segredo de seu sucesso está na grande oferta de zinco, nutriente vital para o cérebro. "Quando estamos sob estresse, nossos neurônios gastam mais zinco do que o previsto. Daí, sobra pouco para a produção dos hormônios sexuais, o que derruba o desejo", explica a nutricionista Vanderlí Marchiori. A ajuda vale para ambos os sexos, mas atenção: não adianta comer minutos antes do bem-bom. "Esse efeito só pode ser observado com o consumo frequente da leguminosa", completa ela.
fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...