Ouço frequentemente as pessoas questionar: “Se eu tomar um remédio psiquiátrico terei o mesmo efeito do tratamento psicológico?”
Sabe - se que a tarefa dos medicamentos é essencial na saúde, porém misturar conflitos emocionais pela busca de melhorias com “remédio para cabeça” não combina, ou seja, o remédio não proporcionará o efeito produzido pelo tratamento psicológico em casos que não compunham transtornos mentais.
Já nos casos de diagnóstico, de transtorno mental e/ou desordem neurológica. O psiquiatra lhe prescreverá medicação, a qual vai equilibrar as desordens químicas dos neurotrasmissores, e também lhe orientará a procurar um psicólogo. E ainda, todo psicólogo consciente encaminhará o seu paciente para o médico psiquiatra ou neurologista quando avaliar necessidade de medicação devido um transtorno mental, ou desordem neurológica.
Então, CONFLITOS EMOCIONAIS recomenda - se somente a psicoterapia, com o psicólogo, e TRANSTORNOS MENTAIS, realiza- se a ingestão de psicofármacos prescritos pelo médico psiquiatra, e ainda o acompanhamento psicológico.
Então o que é o acompanhamento psicológico?
É o serviço/tratamento realizado pelo psicólogo, com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas ou situações difíceis, que possam estar passando,num determinado momento.
Exemplos de dificuldades emocionais:
Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, uso de drogas/álcool por membro da família, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, nascimento de um filho (novos desafios na estruturação do casa/familiar), dificuldade em decidir qual carreira seguir (orientação profissional/vocacional), luto, separação, problemas escolares, abusos, transtornos alimentares, dificuldades sexuais, sentimentos de vazio, sentimentos de angústias, mágoas, traumas etc.
Exemplos de dificuldades comportamentais:
Medo de falar em público, explosões deraiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.
Exemplos de dificuldades cognitivas:
Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, dentro outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário