Foi aprovada a Lei que proibi em todo o território brasileiro, o corte de orelhas e rabos de animais como cirurgia estética.
O criador que mutilar seu animal em casa ou no canil, pode sofrer a pena de 3 meses a 1 ano de prisão.
O Veterinário que for denunciado por esta prática, ou for flagrado fazendo a cirurgia poderá perder o seu registro.
A Lei protege tanto cachorros como gatos.
Um gato que fica confinado dentro de casa, pode ficar com as unhas muito longas. Basta utilizar um alicate próprio, que possui um limitador e não irá ferir o animal na hora do corte, pois a unha do animal, como a dos humanos, possui uma parte que se cortada, causará muita dor. Tenha cuidado!
Como proteção, a resolução de Lei também já proibia desde 2008 a extração total de unhas em gatos, também proibia o corte das cordas vocais em cachorros para evitar que fiquem latindo.
Afinal, quando um animal late, tem algo acontecendo, em vez do dono ficar incomodado com o latido, seria muito mais proveitoso ir ver o que está acontecendo e resolver o que faz o seu cão latir. Pode ser medo, estresse, fome, sede ou solidão.
É como uma criança, em vez de apenas punir, é muito melhor educar para resolver qualquer problema que apareça.
E para quem ainda quer mutilar algum animal, eu deixo uma única pergunta:
- Os dedos das suas mãos são um de cada tamanho. Você cortaria seus próprios dedos para ficar todos do mesmo tamanho?
O artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais proíbe maus-tratos aos animais, o que inclui a mutilação deles. Quem for flagrado cometendo esses atos poderá responder processo. miadosnaweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário