google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como largar o fumo e não desistir fácil

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Como largar o fumo e não desistir fácil

Se você é fumante, provavelmente já tentou parar de fumar. Então, sabe por experiência própria que não é fácil. Muitos ex-fumantes dizem que largar o cigarro foi uma das coisas mais difíceis que já fizeram. Porém, vários acabaram conseguindo. E os benefícios à saúde que ganharam fizeram o esforço valer a pena.


Não há dúvida sobre os danos que fumar causa à saúde. Tabaco é a principal causa de morte que poderia ser evitada com prevenção. Se você fuma, tem 6 vezes mais chances de sobre de ataque cardíaco do que uma pessoa não fumante. E o risco se eleva com a quantidade de cigarros fumados. Tabaco também é uma dos principais agentes cancerígenos. Em torno de 90% dos casos de morte por câncer de pulmão são atribuídas ao fumo.


A boa notícia é que, logo que você para de fumar, seus pulmões, coração e vasos sanguíneos começam a melhorar. Quando você larga o fumo, reduz bastante o risco para câncer, doenças cardiovasculares, AVC e morte prematura. Dentro de um ano após parar de fumar, você já cortou por quase a metade o risco para desenvolver doença cardiovascular. Você sentirá mais energia e terá melhora na respiração. Além disso, não prejudicará a saúde das pessoas ao redor. Parar de fumar também o fará economizar bastante dinheiro.


Embora você saiba que parar de fumar é a coisa mais sensata a fazer, provavelmente ainda acha muito difícil. “Se você tem dificuldade para largar o fumo, está com a maioria”, diz Dr. Glen D. Morgan, cientista do National Cancer Institute (NCI). “Sabemos que, quanto mais tentativas as pessoas fazem para largar, quanto mais tentarem, maiores serão as chances de sucesso em longo prazo. As pessoas podem capitalizar os esforços anteriores para largar o fumo, e aprender com eles”.

Por que é tão difícil parar de fumar? Depois de meses e anos fumando, o cigarro pode fazer parte da rotina diária. “Geralmente as pessoas desenvolver um padrão para o fumo, como acender um cigarro depois de uma xícara de café ou quando falam ao telefone”, diz Dr. Morgan. “Ou talvez a pessoa fume quando estressada ou quando entra no carro”. Muitos acendem o cigarro sem nem mesmo pensar nisso.

Você pode até se sentir incomodado por não fumar em lugares onde geralmente acendia um cigarro. Essas ocasiões e lugares são “gatilhos” porque engatilham o hábito de fumar. Para muito fumantes, quebrar esses hábitos são a parte mais difícil de parar de fumar.

Sua biologia também tem influência. Você pode ficar viciado em nicotina, um elemento químico encontrado em todos os produtos com tabaco. Nicotina faz a pessoa sentir-se calma e satisfeita, ou alerta e focada. Porém, quanto mais você fuma, mais nicotina precisa para sentir-se bem. Você fica dependente da nicotina, e pode não se sentir “normal” sem ela. E quando tentar para de fumar, pode sentir-se tenso e diferente enquanto seu corpo se acostuma a uma vida sem nicotina. Essa sensação geralmente dura somente apenas algumas semanas, mas é responsável por muitas voltas ao fumo para a pessoa se sentir “normal” novamente.

Várias equipes de pesquisas também descobriram genes que podem afetar a facilidade da pessoa parar de fumar. Ano passado, Dr. Caryn Lerman e colegas da University of Pennsylvania School of Medicine relataram que encontraram variação em genes que parecem influenciar se um fumante possui melhores chances de largar o uso da nicotina usando terapias de substituição ou um medicamento chamado Bupropiona. Porém, Dr. Lerman alerta que esses estudos ainda estão nos estágios iniciais e que mais pesquisa é necessária antes de traduzir essas descobertas em um teste genético que pode ajudar fumantes a largarem o fumo com uma terapia personalizada para suas necessidades individuais.

Algumas pessoas acham que a combinação de medicamentos e apoio de amigos as ajudaram a largar o fumo, porém outras tiveram sucesso sem medicação. “Sabemos que há muitas formas efetivas de parar de fumar, não há um único caminho certo”, diz Dr. Morgan. “A chave é que você precisa estar motivado e preparado; precisa desenvolver um plano e o coloca-lo para funcionar”.

Muitos especialistas sugerem que o primeiro passo é estabelecer uma data para largar o fumo. Pense em escolher um dia especial, como seu aniversário o dia do casamento.

Depois, conte para outros sobre seu plano. É mais fácil parar de fumar se tiver apoio de amigos, família e colegas. Um estudo patrocinado pelo NIH descobriu que mudanças no comportamento relacionadas ao fumo podem se espalhar através de um grupo social. Em muitos casos, cônjuges, amigos e colegas decidem começar a fumar ou largar o fumo em torno do mesmo período de tempo. Tente pedir ao seu cônjuge ou amigos para largar o fumo com você, ou pelo menos não fumar por perto.

Você também deve estar pronto para encarar momentos difíceis. A maioria das pessoas volta a fumar durante os 3 primeiros meses. Planeje como lidar com a necessidade de fumar antes que ela apareça. Jogue fora seus cigarros e isqueiros. E livre-se de coisas que o lembre de fumar em casa e no carro.

Para ajuda adicional, você pode utilizar medicamentos como adesivos de nicotina, chiclete e pastilhas de nicotina. Para outros medicamentos, será necessária prescrição médica.

Leva tempo para vencer o hábito do fumo. Não desista fácil. Você pode precisar mais do que uma tentativa para largar definitivamente o fumo. Porém, muitos já conseguiram, de modo que você também pode. copacabanarunners

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...