google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como cultivar kefir de leite e benefícios (bichinho do yogurte)

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Como cultivar kefir de leite e benefícios (bichinho do yogurte)

Ele é rico em nutrientes e probióticos, é extremamente benéfico para a digestão e saúde do intestino, e muitas pessoas consideram ser uma versão mais poderosa do iogurte: 









Fantástica fonte de nutrientes
Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Isso é feito através da adição de “sementes” de kefir ao leite, no que “sementes” significam aqui as culturas de leveduras e bactérias de ácido láctico que se assemelham a uma couve-flor na aparência.

Já conhecem o Kefir? Assim como o iogurte e o queijo, o Kefir é feito a partir da fermentação do leite. Seu gosto assemelha-se ao do iogurte natural, porém é um pouco mais azedinho e o aspecto tende a ser mais líquido do que cremoso.
Essa bebida láctea, ou melhor dizendo “alimento probiótico”, é um super antioxidante, que ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e sinais de envelhecimento. Diminui níveis de colesterol, problemas renais, circulatórios e até mesmo ansiedade e depressão. Ah, e mais: tem ação emagrecedora.

Mas, como prepará-lo? 
A bebida é feita a partir dos “grãos” de kefir, mini colônias de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente. Basta mergulhá-los em um recipiente com leite e após 24 horas o leite estará fermentado. É só coar os “grãos” e ela está pronta para o consumo.

A bebida pode ser misturada a frutas ou a cereais, dá para preparar shakes com ela, exatamente como uma bebida láctea, e muitas outras receitas. O ideal é consumir 1 copo de 200 ml por dia. O legal é até os intolerantes à lactose podem se beneficiar do seu consumo, já que as bactérias e leveduras do kefir produzem lactase, enzima que consome a maior parte da lactose presente no leite.

Ao serem coados, os “grãos”, ou mini colônias, devem ser imediatamente depositados de volta ao recipiente, onde devem receber mais leite, já que se “alimentam” dele. E nada de usar instrumentos metálicos para o seu manuseio, pois a reação do metal com o ácido da fermentação pode estragar a bebida.
 

Aprenda como prepará-lo
Coloque 1 a 2 colheres (de sopa) de sementes de kefir em um pequeno frasco. Quanto mais usar, mais rápido o leite se transforma.

Adicione cerca de 2 xícaras de leite, de preferência orgânico ou mesmo cru e deixe um centímetro de espaço no topo do frasco.

Você pode adicionar um pouco de creme gordo se quiser que o kefir fique mais espesso.

Tampe e deixe por 12 a 36 horas, à temperatura ambiente.

Uma vez que começa a apresentar textura granulosa, está pronto. Então passe o líquido pela peneira, o que deixa para trás as sementes de kefir originais. Está pronto
seu iogurte natural.

Agora, coloque as sementes em um novo frasco com um pouco de leite, e o processo começa novamente. Em pote de vidro coberto com pano em temperatura ambiente. E pronto. Mantendo a colônia embebida em leite e em local com pouca luz e de temperaturas ambiente (de 15.°C a 40.°C), ela durará para sempre.

Mas, onde adquirir o Kefir?
Não encontramos o Kefir à venda no mercado. Eles se multiplicam rapidamente e diariamente e, por isso, são tradicionalmente doados. Basta fazer uma busca rápida no Google e encontramos pessoas dispostas em dividir colônias de Kefir.

Se cultivados corretamente esses micro-organismos não morrem. Basta ficar trocando o leite do recipiente a cada 24 horas. Caso queria ficar um período sem consumi-lo, basta guardar os grãos em temperatura abaixo de 10°C. Assim ele entrará em estado de hibernação.

Kefir no leite vegetal
Tem como manter o meu kerfir no leite vegetal? Não, gente, ele não sobrevive. Porém, existe o Kefir Tibico que sobrevive ao ser preparado com água ou leite vegetal, porém, ele não contém a mesma microflora do Kefir feito com leite animal, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Vejam abaixo os incríveis benefícios do kefir:
É um probiótico muito parecido com o iogurte. E assim como o iogurte, o kefir tem muitos benefícios a saúde já comprovados.
Ajudam a combater problemas digestivos
Normalmente pode ser ingerido por que tem intolerância a lactose
Tem fortes propriedades antibacterianas
Fortalece os ossos e diminui as chances de osteoporose
Estimula o sistema imunológico e pode auxiliar no combate ao câncer
É um probiótico melhor do que o iogurte
É uma fonte de vários nutrientes
Pesquisas mostram que esse probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias prejudiciais, como a salmonela, E. coli e Helicobacter pylori.

Seu uso tem efeito comprovado no auxílio dos tratamentos de: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica, problemas respiratórios, alergias, escleroses, reumatismo, L.E.R., tumores, problemas cardio-vasculares, de vesícula, disfunções hepáticas, problemas renais, gastrite, úlceras,  intestino preguiçoso ou preso, anemia, dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes, dentre outros.

O kefir contém:
Proteína
Cálcio
Fósforo

Triptofano
Vitamina B12
Riboflavina (vitamina B2)
Magnésio
Vitamina D.
E também contém ácidos orgânicos e peptídeos que auxiliam a saúde

Curiosidade sobre o kefir 
O Kefir foi criado, ou surgiu, há mais de 4 mil anos em condições peculiares e nunca mais conseguidas, na Caucásia, região que marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia. Então, o negócio é cultivá-los e distribuí-los, evitando sua extinção.
A palavra kefir provavelmente é derivada do termo turco “keyif” que significa algo como “sentir-se bem” ou “sensação de bem estar”


Mousse de iogurte natural
Ingredientes
500ml de iogurte natural
1 pacote de gelatina de morango ou sabor da sua preferência 
100ml de água fervente
2 colheres de açúcar

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador o iogurte natural e reserve. Dissolva a gelatina na água fervente e coloque as duas colheres de açúcar. Despeje então a gelatina dissolvida no liquidificador junto ao iogurte e bata por cerca de 8 a 10 minutos. Coloque em potinhos com tampa e leve a geladeira por 3 horas.
Bebida  de leite de kéfir
Ingredientes para 2:

1/2 litro de leite de kéfir

6 morangos, usei congelados

1 colher sopa de açucar

Modo de Preparo 
Bata no liquidificador

Sirva decorado com hortelã.

Um comentário:

  1. Então, existe uma grande discussão se deve comprar ou não, mas eu mesmo moro em uma cidade pequena onde quase ninguem conhece o Kefir, Kombucha e Iogurtes infinitos e procurei e não encontrei com ninguem na minha Cidade e nem na Cidade vizinha, então eu fiz meu pedido no site:

    kefirdeleite.com

    Achei interessante porque nesse site tem todos os probióticos que quiser e eles enviam pelos Correios, as vezes ficar procurando esperar meses por uma doação acho mais prático comprar logo e ja receber em uns 5 dias em casa pelos Correios, sei que tem muitos que não concordam com isso mas com certeza são pessoas que moram em grandes Cidades e têm doações em mãos fácil, mas agora e quando não se consegue uma doação o que fazer ? Não precisa indicar grupos de doação porque eu participo praticamente de todos os grupos do facebook e mesmo nesses grupos não encontrei ninguém da minha Cidade e por incrível que parece eu até encontrei 2 pessoas nesses grupos que enviam pelos correios mas o valor pedido por esses doadores é maior do que o preço cobrado nesse site. Fica aí a minha dica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...