Cães, gatos podem transmitir doenças aos seus donos? Os bichos de estimação são adoráveis, mas, como muitos já estão cansados de saber, precisam de cuidados. Cães, gatos, entre outros animais domésticos, podem transmitir doenças aos seus donos, de formas variadas que nem sempre imaginamos.
Manter a higiene, visitar um veterinário com frequência e sempre ficar esperto em relação às vacinas podem evitar que você contraia estas 5 doenças a seguir:
Manter a higiene, visitar um veterinário com frequência e sempre ficar esperto em relação às vacinas podem evitar que você contraia estas 5 doenças a seguir:
Micoses
Algumas raças de gatos e cachorros costumam ir às ruas e, ao ter contato com outros bichos, podem pegar alguns fungos. Estes fungos podem dar micoses nos humanos. Por isso, é sempre recomendado lavar bem as mãos após brincar com seu bichinho.
Doença da Arranhadura do Gato
É assim mesmo que se chama. O felino pode contrair por conta da bactéria Bartonella henselae, causada por meio da pulga. Ao lamber ou arranhar alguém, o gato infectado pode passar a doença, que atinge geralmente as crianças. A lesão pode deixar a pele vermelha e causar pequenas bolhas. Para prevenir, o ideal é lavar bem a região afetada com água e sabão.
Raiva
Uma das doenças mais conhecidas que podem passar do animal para o homem. Ela pode ser transmitida por meio do contato com a saliva, mordedura, lambida em feridas, mucosas ou mesmo pequenos arranhões. Por isso, é sempre importante vacinar seu bicho. Há campanhas anuais realizadas em algumas cidades.
Leptospirose
Não são apenas os ratos que podem passar a doença pelo xixi contaminado. Cães que bebem água do esgoto, ou de enchentes, podem ser infectados. Para evitar que isso aconteça, é essencial manter a higiene: além da vacina contra a leptospirose, mantenha seu cão num ambiente sempre limpo e desinfetado.
Toxoplasmose
Transmitida pelas fezes dos gatos, a toxoplasmose pode ser adquirida por ingestão (por parte dos bichinhos) de animais contaminados, como carnes cruas de porco e carneiro, além de alguns vegetais. Há casos em que os gatos contraem a doença hereditariamente, mas é raro. Para evitar que se pegue, o ideal é evitar o contato direto com as fezes do animal. Quando isso acontecer, lave bem as mãos. Os principais sintomas são: febre, manchas, cansaço, dores no corpo, lesões na retina e dificuldade para enxergar, que podem até culminar em cegueira. Durante a gestação, a gravidade da toxoplasmose aumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário