google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos causam a acne? Cuidados com a pele

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Alimentos causam a acne? Cuidados com a pele

Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo. 

Uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena”.






Todos sabemos que uma alimentação saudável e balanceada é um dos grandes passos para uma pela bonita e saudável. Este post foi elaborado em parceira com as nutricionistas da Natue. 

Vamos ver as dicas!

Existem diversos tipos de acne, que podem ocorrer em todas as pessoas, porém, em menor intensidade em orientais e negros.
É muito comum na época da adolescência, atingindo cerca de 95% dos meninos adolescentes e 83% das meninas. Acontece em decorrência de influência genética, hormonal, hiperqueratinização folicular e secreção sebácea. A teoria da associação de fatores ambientais e acne está relacionada a produção de sebo, visto que um possível aumento da insulina, associado à presença de outros fatores, estimula a produção do sebo.

A acne está relacionada não a quanto se come, mas ao que se come.
Muitos estudos têm demostrado que alimentos de elevado índice glicêmico podem gerar uma secreção sebácea acentuada. 

A relação do consumo do chocolate com o aparecimento das espinhas foi tida como mito por muito tempo. Mas a crença, que apontava a guloseima como um dos principais vilões para a pele, tem fundamento científico.

Alimentos que aumentam o açúcar no sangue: como a farinha de trigo e seus derivados como pão, bolo, biscoitos e bolachas, além de doces, chocolates, refrigerantes e sucos industrializados.

Leite: também pode elevar a insulina no sangue e pode conter muitos hormônios que podem favorecer a formação da acne; outro ponto é que o leite pode ter iodo, devido ao uso de soluções à base de iodo nos equipamentos de ordenha, e isso também poderia levar ao aumento da acne.

Para ter melhora do quadro de acne é necessário ter uma alimentação rica em verduras, legumes, cereais integrais e evitar os alimentos refinados e derivados de leite.

Os nutrientes que podem auxiliar no controle da acne são:

Ômega 3: tem importante ação anti-inflamatória.

Vitamina A e zinco: presentes em cenoura, mamão, vegetais verde-escuros, nozes e carnes vermelhas, já que diminuem a formação da acne.

O chocolate é realmente o grande vilão da acne?
“Até alguns anos atrás acreditávamos que não havia influência, mas hoje as pesquisas mostram o contrário. Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne”, Por ter em sua composição leite e açúcar, o chocolate pode agravar a acne. 
Isso acontece pois esses alimentos (e os citados acima) estimulam os receptores hormonais da pele e podem causar o mau funcionamento das glândulas sebáceas. O resultado é que o sebo produzido se acumula dentro dos poros e fica susceptível à proliferação de bactérias dando origem à acne. Então, pode-se dizer que esses alimentos indiretamente podem causar acne sim. Já as versões de chocolates funcionais, sem lactose, sem açúcar e com alto teor de cacau, podem fazer parte de uma dieta variada.


Cuidados com a pele

É quase inevitável olhar as espinhas ou cravos e não cutucá-los, mesmo que seja com a intenção de limpar a pele. Só que a velha mania, que parece boa solução, pode ser um tiro no pé. “Estourar as espinhas pode aumentar a inflamação, a chance de manchar a pele e de provocar o surgimento de uma cicatriz no rosto”.

O correto é manter o rosto limpo para evitar acúmulo de gordura na pele. “Lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete especial e evitar ficar passando a mão na face para não transferir as inúmeras bactérias e sujeiras”. A limpeza de pele profissional é recomendada pelos dermatologistas, apenas é necessário se certificar da higiene do estabelecimento .

Tratamento

Os tratamentos variam de acordo com a gravidade da acne. Para casos mais leves existem medicamentos tópicos em forma de cremes (em gel).

Para casos mais graves, existem antibióticos e anti-inflamatórios via oral. O tratamento mais conhecido é feito com isotretinoína, um medicamento que regula a produção de gordura pelo organismo.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...