google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Poderoso chá de hibisco: acaba com retenção de líquido e gordura

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Poderoso chá de hibisco: acaba com retenção de líquido e gordura

Mais uma dieta do chá? Sim, mas ela começa com uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa - dá até para sentir aquele azedinho da fruta -, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.



O que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: "O organismo deixa de acumular toxinas - substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo.

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes.
No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: "O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes", afirma a bióloga Lúcia Helena Guerra Arantes, de Belo Horizonte.


Pronta para ir atrás da flor? Calma, tem um detalhe importante: "O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins", alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo. Outro detalhe: o chá sozinho, você sabe, não faz milagre. Ele deve ser associado a uma dieta. E não adianta tomar um chazinho para limpar o organismo e comer alimentos superindustrializados, cheios de toxinas.

Regras básicas da dieta

Faça seis refeições por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Quer um aliado na hora de controlar seu cardápio? Com o nosso aplicativo Atitude Boa Forma dá para anotar tudo o que você come, monitorar os horários das refeições e ainda pegar um relatório para fazer uma avaliação.

Mastigue bem os alimentos - é imprescindível para uma boa digestão e absorção dos nutrientes.

Varie bastante as frutas, os legumes e as verduras para obter todos as vitaminas e os minerais que seu organismo precisa.

Além do chá de hibisco (1 litro ou 5 xícaras por dia), beba água (no mínimo 1 litro) no intervalo das refeições.
Não beba líquido durante as refeições.

E mais: maneiras de deixar o chá de hibisco mais gostoso


Modo certo de fazer o chá Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

+ ervas para acelerar a dieta: cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 col. (sopa) de hibisco e...


1 col. (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética, ou

1 col. (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante, ou

clorela, alga com ação anti-inflamatória, vendida em tablete ou cápsula, que pode ser combinada ao chá. mdemulher.abril

VÍDEO: Chá de Hibisco no Domingo Espetacular da Record




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...