Os alimentos antioxidantes são capazes de manter a saúde, juventude e beleza. A alimentação saudável é fundamental para a própria saúde, e isto não é segredo para ninguém. Já que os nutrientes de necessidade ao desenvolvimento e manutenção ideal das funções vitais têm concentração nas frutas, legumes, carnes, verduras, peixes, ovos e óleos vegetais.
No entanto, o que poucos sabem é que os mesmos ainda favorecem para prevenir várias doenças geradas por ação dos radicais livres que atingem o organismo. E não é acerca somente dos resfriados, infecções e gripes, mas ainda das enfermidades degenerativas sérias, complicações cardiovasculares e até envelhecer precocemente.
Assim, a ação antioxidante dos alimentos em combater tais problemas de saúde é muito superior em comparação com a de vários medicamentos e suplementos disponíveis.
Ação dos Radicais Livres
Antes de mencionar alimentos antioxidantes, é necessário compreender ação dos radicais livres. Todas as células corporais necessitam de abastecimento de modo constante do oxigênio para conversão de nutrientes absorvidos de alimentos na energia.
Mas a queima de oxigênio, ainda denominada de oxidação, faz liberação das moléculas dos radicais livres, que se resumem instáveis e têm um elétron com carga negativa que tem associação de forma rápida às moléculas de cargas positivas, sendo que com estas pode reagir ou ter oxidação.
Tal processo pode prejudicar células saudáveis do corpo, já que o excesso de tais moléculas pode alcançar e prejudicar DNA celular, gerando enfermidades. Suplementos apenas podem ter recomendação na situação do indivíduo se encontrar doente e não ser capaz de obter necessidades diárias dos minerais e vitaminas por meio de refeições.
Porém, células corporais já têm costume de ser bombardeadas por radicais livres, em freqüência de dezenas de vezes diariamente, já que têm enzimas que “arrumam” 99% dos danos gerados por oxidação.
O conflito ocorre na situação de existirem radicais livres em excesso no organismo. E isto nem toda vez é gerado somente pelas reações químicas, porém ainda pelos fatores exteriores, que também podem favorecer elevação do número destes radicais livres e gerar danos não reparáveis.
São exemplos fumaça do cigarro, álcool, cigarro, substâncias tóxicas encontradas nos alimentos e bebidas, como aditivos químicos e hormônios. Ainda poluição do ambiente e gases com emissão pelos escapamentos dos veículos.
E estresse e ingestão alta das gorduras saturadas, sendo exemplo os alimentos embutidos e frituras, e expor-se aos raios X e para radiação ultravioleta solar.
Conheça os 15 Alimentos Antioxidantes
Na seqüência são apresentados 15 alimentos antioxidantes que auxiliam em solucionar problemas de modo efetivo para acrescentar no cardápio.
1 – Açafrão ou cúrcuma.
A especiaria é recheada de curcuminóides, os compostos de ação anti-idade e anti-inflamatória. Cúrcuma se caracteriza raiz e açafrão se caracteriza cúrcuma torrada, no pé. Ao almoçar fora de casa, a dica é levar pote pequeno contendo tempero e salpicar no arroz com feijão.
2 – Aveia.
É fonte de importância do silício, ajuda em estruturar a pele, com aspecto de celulite minimizado. E possui betaglucana, a molécula que otimiza a circulação do sangue e torna difícil absorção da gordura por intestino. E mais, também auxilia para eliminação de toxinas.
3 – Azeite de oliva.
Este alimento é rico em gorduras monoinsaturadas, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Deve ser preferido o tipo extravirgem que apresenta nível de acidez menor a 1%. A indicação é ingerir, ao máximo, 2 colheres de sopa diariamente.
4 – Centelha asiática, dente-de-leão e chá de cavalinha.
A cavalinha possui teor favorável do silício e atua como diurético natural, com organismo desintoxicado e diminuindo então inchaço. Centelha asiática é capaz de estimular circulação do sangue. E o dente-de-leão auxilia para eliminação de toxinas.
5 – Frutas cítricas.
Laranja, goiaba, limão e lima-da-pérsia possuem poderosa vitamina C, e também bioflavonóides, que tornam o tônus das veias maior, contribuindo para microcirculação.
6 – Frutas vermelhas.
As uvas vermelhas, roxas e o morango contêm proantocianidina, substância para fortalecimento de vasos de sangue e linfáticos, com melhora da circulação.
7 – Linhaça.
Este alimento é rico em ômega 3, anti-inflamatório natural, ajuda em regulação hormonal. Ainda realiza faxina no interior, pelo alto teor das fibras, favorecendo para que acúmulo das impurezas seja evitado que tornam difícil irrigar e contribuem para celulite.
A dica é carregar de casa linhaça após triturar para que seja salpicada na salada, preferindo bater em liquidificador pouco anteriormente a seguir para trabalho. Isto devido ao fato que sementes oxidam e perdem doses de ômega 3 significativas.
8 – Abacaxi e mamão.
As duas frutas possuem propriedades anti-edema, sem contar enzimas proteolíticas, que auxiliam para digestão das proteínas, que para determinados indivíduos, podem acabar com alergias responsáveis por estímulo da composição dos adipócitos, as células da gordura.
9 – Melão.
O melão é essencial em alcalinizar pH sanguíneo, sendo anti-inflamatório, principalmente se consumido com sementes, com possibilidade de serem trituradas, com garantia de superior fornecimento das fibras.
10 – Óleo de gergelim.
Excelente fonte de vitaminas, especialmente a E, que age como antioxidantes, e desta maneira, fazem proteção de células contra ação de radicais livres. E ainda possui ação anti-inflamatória.
11 – Peixes.
Neste caso é sardinha, arenque, atum e salmão. São grandes fontes do ômega 3, gordura que ainda participa da tropa de choque em relação à osteoporose.
12 – Pepino.
Trata-se de diurético natural, anti-inflamatório, alcalinizante, auxilia para eliminação das toxinas, sendo rico nas vitaminas A e C, sem contar sais minerais.
13 – Sálvia.
Auxilia em regular os hormônios femininos, em especial estrogênio, intimamente associado com celulite.
14 – Semente da abóbora.
Auxilia a transformar pH do sangue mais alcalino, afastando inflamações. A semente de girassol, mais um poderoso antioxidante, pode ter preparo de maneira idêntica.
15 – Suco de uva integral.
Este item é antioxidante e ainda possui ação anti-inflamatória essencial. treinomestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário