google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Açúcar e doenças os males do excesso

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Açúcar e doenças os males do excesso

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: estamos consumindo muito açúcar. A média diária recomendada por pessoa é de 50 gramas, mas no Brasil esse número é o praticamente o triplo: chega a aproximadamente 150 gramas. E as consequências disso para a saúde são graves. Algumas são muito conhecidas: aumenta o risco de cáries e de obesidade.

 
De forma bem direta e com uma linguagem simples, os acadêmicos da Professora Celênia do curso de Nutrição da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC, realizaram uma exposição falando sobre as quantidades de açúcar, sódio e óleo nos alimentos industrializados, alguns exemplos com refrigerantes e biscoitos recheados nem surpreendem tanto, porém a surpresa e a estranheza ficam por conta de alguns sucos ou néctar que concentram uma quantidade enorme de açúcar. Porém a maior surpresa fica por conta dos biscoitos integrais que ainda concentram uma quantidade considerada de açúcar, sódio e óleo.

O que nos resta é manter uma alimentação balanceada com frutas, verduras, fibras e claro sem abrir mão do açúcar, sal e gorduras, pois o corpo precisa de todos esses alimentos, só que em dosagem correta e balanceada. Na dúvida procure sempre um nutricionista pois ele é o profissional que entende todo o seu metabolismo e certamente traçará um ótimo caminho para você ter uma vida mais saudável.
 
A obesidade também é uma consequência bastante conhecida para quem consome açúcar em excesso. Porém, esse hábito está ligado a outras doenças, como a já citada diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, segundo o médico nutrólogo Mohamad Barakat.

 “O açúcar está presente em muitos alimentos, muitas vezes em alta concentração e, por isso, o controle efetivo é muito difícil. Uma única lata de refrigerante, por exemplo, pode trazer 33 gramas, mais da metade do consumo indicado para um dia”, alerta.







A recomendação do especialista é buscar alternativas. Produtos como o xarope de agave, açúcar de coco e stevia podem ser usados para adoçar os alimentos, pois são mais nutritivos e causam menos prejuízos que o açúcar de cana, o mais comum no Brasil.

“Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, pois está mais próximo do estado bruto. A cor branca significa que o produto recebeu aditivos químicos no processo de fabricação, e eles são prejudiciais”, conclui.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...