Muitos sofrem de ansiedade aguda, como ataques de pânico, sem
compreendê-lo como tal. Com durabilidade de no máximo cinco minutos e
crises recorrentes, o ansioso reconhece o desconforto fisiológico, mas
não o classifica como pânico e, por isso, não busca ajuda de um
profissional.
O que é um gatilho? Gatilho é quando em alguma situação anterior você teve uma crise de ansiedade, uma crise de pânico...e uma situação ficou registrada como a "causadora" por aquela crise.
O que é um gatilho? Gatilho é quando em alguma situação anterior você teve uma crise de ansiedade, uma crise de pânico...e uma situação ficou registrada como a "causadora" por aquela crise.
Exemplo:
Você está dirigindo o seu carro e numa determinada rua acontece uma crise, você não consegue mais dirigir, abandona o carro no meio da rua, as pessoas se aproximam te auxiliam e aos poucos todas aquelas sensações horríveis passam mas, na semana seguinte você precisará novamente passar pela mesma rua, o que acontece? O fato de você passar pelo mesmo local que você teve a crise, pode ser o gatilho para você ter outra crise.
CUIDADO!!!! NÃO COM A RUA MAS, COM A IDEIA DE QUE AQUELE LUGAR, OU AQUELA PESSOA, OU AQUELA SITUAÇÃO, ETC...POSSA SER O MOTIVO DE VOCÊ TER OUTRA CRISE, são vários fatores que desencadeiam uma crise.
Como controlar esse gatilho? Essas crises são frequentes? o ideal é você procurar um psiquiatra ou um neurologista, ou até mesmo um clinico geral, precisa ser investigado o físico primeiramente para depois se procurar um psicólogo.
Após o tratamento médico e a procura pelo psicólogo começa o tratamento que precisa muito do seu esforço para dar resultado mas, não se esqueça que não é no externo que está a força mas, sim nos seus pensamentos, na hora que você viver uma situação que te desencadeou uma crise faça exercícios de respiração, tire o foco ouvindo uma música, saia do lugar, evite o lugar que você já teve uma crise, converse com alguém, ligue para alguém, mas precisa ser quando começam os sintomas, não espere muito porque quanto mais tempo passar mais difícil vai ser controlar, não DESISTA com o tempo você vai descobrir o melhor jeito de "tirar o pensamento" daquilo que te desencadeia a crise, cada pessoa descobre o seu jeito de sair, tenha certeza que você vai descobrir o seu.
Tratamento medicamentoso
Sedativos ansiolíticos , tranqüilizantes menores ou psicolépticos
Substâncias que anestesiam parcialmente a sensibilidade neuronal diminuindo a capacidade de excitação emocional, são usados em altas doses como pré-anestésicos para induzir o sono, servindo para combater o sintoma de ansiedade, mas não mexe na sua origem, funcionam como a “novalgina para combater a febre”, diminuem o sintoma mas não resolvem o problema....
Maior utilidade: quando a ansiedade está muito alta ou descontrolada, ou quando provocam insônia.
Desvantagens: podem causar pequena dependência física, importante dependência emocional e o uso prolongado podem causar tolerância.
Efeitos colaterais : sonolência, cansaço e fraqueza
Antidepressivos
Efeitos: (por ação sobre os neurotransmissores cerebrais) existe o aumento do nível de energia psíquica, fazendo com que a pessoa se sinta mais forte, diminui a quantidade de preocupações e de medo, aumenta a percepção e a clareza que a pessoa tem, fazendo ela se sentir mais segura e portanto menos ansiosa.
O segundo efeito é uma ação mais direta sobre a ansiedade, não causa dependência física, apresenta pouca tolerância, mas pode causar alguma dependência emocional, não tem efeito imediato, deve ser tomado por um período mínimo de quatro meses, tem alguns efeitos colaterais (principalmente nos dez primeiros dias) o mais comum é a diminuição da libido e o retardo da ejaculação, exemplos: cloridrato de sertralina, fluoxetina e desipramina.
Tranqüilizantes maiores ou antipsicóticos
Utilização: quando a ansiedade atinge picos altíssimos são também associados a doenças mentais mais graves: com alteração do pensamento e com alteração do senso-percepção ou por estados desencadeados por drogas alucinógenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário