google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ciclo de vida dos gatos: e sua expectativa de vida

sexta-feira, 11 de março de 2016

Ciclo de vida dos gatos: e sua expectativa de vida

O tempo de vida de um gato depende de muitas coisas, incluindo se são domesticados e vivem com seus donos ou se estão soltos na rua, se são castrados ou não. Um gato vive entre quinze e vinte anos em média, mas existem gatos que podem chegar aos trinta anos.


A gata é fecundada geralmente pela primeira vez aos cinco meses. É com essa idade que ela tem o seu primeiro cio e se torna sexualmente adulta. O cio dos gatos não tem período determinados. Nos climas temperados os acasalamentos são mais freqüentes durante a primavera e podem durar de três dias a três semanas. Se a fêmea não é fecundada, ela começa imediatamente um novo período de cio. 


A gestação dura em média 62 dias, mas também nisso o gato é individualista, e ela pode variar de 59 a 69 dias. A mãe prepara com antecedência um leito macio e confortável num lugar tranqüilo. Seu instinto faz com que ela esconda a prole de modo que o pai não descubra, pois ele não hesitará em devorá-la.

Na hora do nascimento, cada gatinho nasce num envoltório que a mãe rompe ao limpar o filhote, ela come a placenta o que estimula a produção de leite. Ela não se contenta em apenas amamentar seus filhotes, mas passa grande parte do tempo a lambê-los e lustrá-los com sua língua áspera. A gata é uma excelente mãe e, é ainda capaz de amamentar cachorrinho, coelhinho e mesmo ratinhos órfãos.

(até 3 anos)


Seu gatinho de estimação ainda é um filhote (ou quase!). Portanto, muita paciência e cuidado com ele. Em geral, gatos aprendem muito rápido o local para fazer suas necessidades (caixa de areia) e isso pode facilitar bastante as coisas no início.

Não se esqueça de que ele necessita de um alimento balanceado próprio para filhotes (ração para gatos filhotes até cerca de 1 ano de idade), vacinação e cuidados veterinários. Falando nisso, ter um médico veterinário que acompanhe seu filhote durante essa primeira fase de vida é muito importante.

E não se esqueça! Gatos são grandes brincalhões. Forneça brinquedos próprios para ele, como bolinhas ou pequenos animais sintéticos. Você vai ver que uma simples bolinha de papel já pode ser uma diversão!
 

(de 4 anos até 9 anos) 

Seu gato já está adulto. Nessa fase de desenvolvimento ele chegará à maturidade física e sexual. Não se esqueça de que caso não esteja pensando em ter mais gatinhos em casa, deve-se procurar o médico veterinário e conversar com ele sobre a castração de seu pet.

Mantenha seu amigo com as vacinas e visitas ao médico veterinário sempre em dia, ou seja, pelo menos uma vez por ano.


(a partir dos 10 anos) 

Seu gato já está idoso. Você poderá dizer:"Puxa, nem vi o tempo passar". Na verdade, isso apenas significa que ele já está numa fase de vida mais madura e que alguns cuidados são importantes para que ele viva muitos anos.

Não se esqueça de que existem rações próprias para gatos idosos e que os cuidados com a dentição e a nutrição de seu amigo são muito importantes. Deve-se lembrar de levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para as vacinações e exame geral , o que serve para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer doença.

Um gato de rua vive em média entre seis e oito anos. Com três anos ele já é o equivalente a uma pessoa de trinta e dois anos em nível de maturidade/envelhecimento. Ele passa de filhote à criança à adolescente em seis meses. Um gato de casa com um ano de idade é o equivalente a um humano com quinze anos de idade, ele passa de filhote à criança em dois meses, mas passa uns quatro meses com o nível de uma criança de seis anos e dez meses como um pré-adolescente.

Gatos de casa passam mais tempo sendo filhotes brincalhões e sem muitos interesses sexuais, e isso, além das diferenças de alimentação e saúde, fazem com que vivam mais. Um gato com onze anos já é considerado velhinho e vai precisar de seu amor e carinho para viver até os quinze, vinte, ou trinta, com dignidade.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...