- astrofobia é «sentimento de pavor aos trovões e aos relâmpagos;
- astrapofobia diz que é um termo da psicopatologia, tratando-se de pavor de relâmpagos e trovões;
- brontofobia, também vocábulo da psicopatologia, é «medo doentio de trovões»
- ceraunofobia quer dizer «medo excessivo de raios, de descarga aérea
Extremamente comum em crianças, a maioria dos casos de medo excessivo de trovões ou relâmpagos diminui gradualmente ao longo dos anos. No entanto, muitos adultos são conhecidos por sofrer excessivamente de brontofobia, principalmente devido a um evento traumático antes associado a tais condições climáticas adversas.
Se estiver chovendo, dificilmente se aventuram a sair de casa. Há pessoas que, durante uma tempestade, fecham-se em armários e só saem depois que cessa o fenômeno. Algumas permanecem junto a seus cães de estimação que, como é sabido, também são excessivamente sensíveis aos ruídos de trovões e fogos de artifício. Outras cobrem-se para sentir mais proteção.
Como se deve tratar a fobia
Trata-se através de psicoterapia em que se organiza uma escala de exposição ao objeto, ou situação que causa ansiedade. A aproximação deve ser de maneira gradual, gradativa. Mas deve se manter uma certa freqüência de pelo menos 2 vezes por semana de exposição ao objeto ou da situação que causa ansiedade alta, para poder obter bons resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário