Os cachorros de pequeno porte são ótimos para pessoas que moram em apartamento ou tem pouco espaço em casa, mesmo assim, os cães precisam de alguns cuidados especiais como qualquer outro animal, pois não é por que são raças pequenas que podem ficar sozinhas ou sem meio de gastar as suas energia.
Nessa lista você confere alguns dos menores e suas características.
Os cães da raça Maltês são ótimos companheiros e vivem muito bem em pequenos espaços. Com um pelo longo e liso eles precisam de uma escovação diária, mas não é necessário tosá-los. Esse cão também é ótimo para quem tem crianças em casa, uma vez que ele está sempre disposto a brincar. Por isso também ele não pode ficar sozinho durante muito tempo, pois precisa interagir constantemente.
O pug é um dos cães mais fofos do mundo, ele adora ficar no colo, além de ser dócil e calmo, quase que não late. Ele possui uma certa dificuldade de respirar, por isso não é tão ativo. Pugs são cachorros para quem gosta de animais mais tranquilos, e fáceis de serem treinados. Os pugs são muito inteligentes, e mesmo sendo mais sedentários estão sempre de bom humor.
Com uma personalidade muito gentil, o Lulu da Pomerânia é um cão muito alegre e está sempre alerta a qualquer perigo e às pessoas que o rodeiam. Sua pelagem espessa não exige tosa e ainda o deixa parecido com um ursinho de pelúcia, mas para que ele não fique todo enrolado é necessário que seja escovado diariamente. Em casas onde há crianças é melhor acostumá-lo desde pequeno, pois os cães mais velhos podem estranhar um pouco.
Os cachorros dessa raça são os mais populares dentre os cães menores, pois são bem ativos, alegres, inteligentes e cheios de energia. Eles são bons para quem mora em apartamento e trabalha o dia todo fora, pois são bastante independentes. Por ter pelos lisos, devem ser lavados semanalmente, em épocas de calor é necessário realizar a tosa. Mesmo sendo bastante independente e por vezes autossuficiente, ele precisa de atenção dos donos e de formas de gastar a sua energia.
O Lhasa Apso é um cão tranquilo, ótimo para ser criado em apartamentos, mas também pode ser criado em locais com quintal grande, pois ele gosta de correr e brincar para gastar energia. São ótimas companhias para os dias mais quietos, pois se adaptam facilmente ao humor dos donos. Por ter pelos lisos e sedosos, é necessário ter alguns cuidados especiais com esse cão, como tosas frequentes, pois se os pelos ficarem muito grandes podem até prejudicar a sua visão, além de incomodar em épocas muito quentes.
Ainda que lata bastante, o Pinscher é um cão doce, inteligente e adaptável. País de origem: Alemanha. Peso: 2kg a 4kg. Altura da cernelha: 25 cm a 30 cm. Nível necessário de atividade física: médio. Pode ser difícil de acreditar, mas o Pischer é considerado um cão de guarda. Apesar de ser pequeno, esse cão bastante protetor e ciumento é muito conhecido pelo seu latido incessante. Entretanto, são inteligentes e se adaptam facilmente aos ambientes pequenos. Afinal, não precisam de muito espaço para gastar energia, nem de muitos cuidados com seu pelo curto.
O famoso "salsicha" possui seu corpo alongado e as pernas curtas. Vive alegre e adora se divertir com as pessoas que gosta.
É inteligente, o que facilita na hora de adestrá-lo. Muito apegado ao dono e a família, pode se tornar um ótimo cão de guarda.
Contudo deve-se tomar certos cuidados com os exercícios e a alimentação da raça. Seu corpo alongado pode lhe trazer problemas de coluna e obesidade.
Também é necessário tomar cuidado com crianças estranhas, o Dachshund pode se tornar agressivo na presença delas. Por isso, ainda que consigam viver bem em locais pequenos, o ideal é que passeiem sempre e gastem bastante energia.
Independente da raça, todos os cães não necessitam apenas de água e comida, mas também de carinho, diversão, atenção e passeios regulares, ainda que não tenham tendência à obesidade. A grande diferença é que, alguns cães, por serem menores, contentam-se com menos espaço, mas todos gostam e devem conhecer o mundo e socializarem-se com outros animais e pessoas. E então qual dessas raças você mais se identifica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário