Essa sensação deixa de ser algo normal e saudável quando acaba prejudicando o comportamento da pessoa, impedindo que ela faça alguma tarefa. Muitas vezes, algo simples como utilizar o elevador ou falar em público se torna uma situação impossível de se enfrentar, devido ao desconforto que causa.A ansiedade pode ser confundida com o medo ou com o estresse, mas são casos diferentes. Na ansiedade, o motivo da preocupação está no futuro. Já no medo, a ameaça está mais próxima. O estresse, por sua vez, ocorre quando se está passando por um momento de tensão.
Tratamento
Escolher o melhor tipo de terapia para ansiedade depende da gravidade de cada caso, devendo ser avaliado por um profissional especializado na área. Os principais tratamentos contam com o uso de medicamentos, psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra, ou ainda a combinação dos dois tratamentos.
Quando o caso não é clínico, existem algumas maneiras de fazer uma espécie de terapia para ansiedade através da mudança de hábitos no dia a dia.
- Praticar exercícios físicos regularmente para liberar serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar
- Reservar um tempo para os momentos de lazer e relaxamento
- Evitar pensamentos negativos e pessimistas
- Incluir na dieta alimentos ricos em triptofano, como banana e chocolate.
| | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário