Artrite reumatoide é uma doença comum das articulações, que se caracteriza por inflamação (dor, inchaço, calor e, às vezes, vermelhidão) em várias juntas.
Os portadores de artrite reumatoide são, em sua maioria, mulheres, embora homens também possam apresentar esta doença. O Prof. Dr. Cristiano Zerbini, autor do capítulo de reumatologia do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel) alerta sobre uma queixa importante, que chama a atenção dos médicos: “Doutor, quando eu acordo, minhas mãos estão duras, difíceis de abrir e fechar, e só melhoram depois que eu faço alguns exercícios”.
Fique atento aos sinais, você acorda com as mâos dura e doloridas? Esta “dureza” nas juntas dos dedos é chamada de rigidez matinal. A rigidez matinal acontece porque as juntas das mãos estão inflamadas. Podemos até afirmar que, quanto maior o tempo de rigidez, maior é a inflamação. Este é um dos sintomas da artrose e da artrite reumatoide.
No reumatismo da pessoa da terceira idade (artrose) a rigidez matinal também pode estar presente, porém, dura pouco e é aliviada após alguns minutos.
Enquanto nas pessoas com artrite reumatoide pode permanecer por várias horas.
Após o início do tratamento, tanto as dores quanto a rigidez matinal tendem a diminuir rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário