google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Fungos - o que são, características gerais dos fungos

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Fungos - o que são, características gerais dos fungos


O que são fungos, vida, reprodução, doenças causadas, mofo, microfungos, ambientes onde se desenvolvem, enfermidades.

 

O que são 
 
Na natureza há diferentes tipos de fungos. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição. 



Temos também os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos, como, por exemplo, a penicilina.

Informações sobre os fungos 

 
Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, eles foram diferenciados das plantas. 


Publicidade
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses.

Outro tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento.

Os diversos tipos de micoses que conhecemos são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais (clima úmido e quente), como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é complicado por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há pesquisas avançadas e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o ser humano desta companhia desagradável e prejudicial.

Curiosidade: 
 
Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

Doenças causadas por fungos
 
As principais doenças causadas por fungos nos seres humanos, micoses, como evitar

Introdução
Muitos tipos de fungos ao se instalarem no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Estes fungos costumam se instalar na pele, couro cabeludo e unhas.

Principais doenças causadas por fungos

- Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.

- Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.

- Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.

- Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.

- Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.

- Histoplasmose:
infecção fúngica.

- Onimicose (micose das unhas): infecção causada por fungos e que atinge as unhas.

Como evitar
 
Em geral, para evitar o aparecimento de doenças causadas por fungos, devemos seguir alguns procedimentos básicos:

- Enxugar bem todas as partes do corpo ao sair do banho;

- Usar roupas frescas e bem limpas, principalmente na época de altas temperaturas;

- Não andar descalço em locais úmidos e de grande circulação de pessoas (vestiários, saunas, etc.);

- Não compartilhar instrumentos de manicure;

- Evitar usar meias de tecidos sintéticos. As de algodão são as mais recomendadas;

- Evitar contato físico com pessoas que estão com doenças de pele (muitas micoses são contagiosas);

- Em caso de suspeita, procurar rapidamente um dermatologista ou médico clínico geral. Identificar e tratar com rapidez doenças deste tipo é fundamental para que ela não aumente e possa se espalhar pelo corpo.

Tipos de Fungos

Principais tipos de fungos encontrados na natureza, espécies, características

Mofo sobre pão: um dos tipos de fungos mais comuns


Principais tipos de fungos: 

 Bolor

Muito comum em alimentos e plantas. Costuma enfraquecer o hospedeiro. É de tamanho microscópico e costuma gerar manchas brancas nas frutas e folhas.

Champignon

Muito comum na culinária, pois é comestível.

Levedura

São microscópicos e unicelulares. Muito usado na fermentação de massas e de bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre pelo processo de brotamento.

Mofo

Composto por hifas (massa de filamentos fungais). Cresce em formato de flocos de algodão. Se desenvolvem em alimentos (pão, frutas, legumes, etc.) e também em fezes de animais.

Trufa

Uma espécie de fungo comestível muito apreciado pelo gosto diferenciado. Usadas na alta culinária, em função de seu preço elevado, as trufas se desenvolvem na debaixo da terra.

Penicillium

Aparecem em locais úmidos. São usados na produção de queijos e antibióticos.

Orelha-de-pau

Costumam se desenvolver em troncos de árvores. Possuem um formato de conchas e podem enfraquecer, com o passar do tempo, a árvore atingida.
 
Tipo de fungo que se desenvolve na pele dos seres humanos. Vivem da digestão da queratina existente na pele. Geram na pele algumas manchas circulares. São mais comuns em crianças do que em pessoas adultas.

Curiosidades sobre os Fungos
Curiosidades sobre os fungos, fungos benéficos, microbiologia, maior fungo do mungo, bibliografia, dados curiosos

Milhares de espécies

- Atualmente são conhecidos cerca de 73 mil espécies de fungos. Porém, especialistas em fungos acreditam que possa existir cerca de 1,4 milhões de espécies de fungos. 


O maior fungo do mundo

- No ano 2000, pesquisadores encontraram numa floresta dos EUA o maior fungo de todos os tempos. Com cerca de 2300 anos, o megafungo da espécie Armillaria Ostoyae tinha suas hifas emaranhadas (micélio) espalhadas por uma área correspondente a 45 estádios de futebol. Por ter uma cor amarelada, o megafungo ganhou o apelido de “cogumelo-mel”.

O terror das plantações

- Uma das espécies de fungos mais temidas na agricultura é a Hemileia Vastatrix. Esse fungo é o causador de uma doença (ferrugem do café) capaz de devastar lavouras inteiras de café.

O anjo das plantações

- Existem também espécies benéficas à agricultura. O fungo Metarhizium Anisopliae é muito utilizado no combate de pragas (cigarrinhas, besouros e outras espécies de insetos), que atacam a lavoura.

O amigo dos produtores de bebidas alcoólicas

- O fungo do gênero Saccharomyces é o grande aliado dos produtores de bebidas alcoólicas. Este fungo é usado no processo de fermentação alcoólica que transforma açúcar em álcool etílico na produção de cerveja e vinho.

O destruidor doméstico

- Deixar objetos de madeira, papéis, roupas de algodão e até filmes em locais úmidos e com pouca iluminação é um risco. Fungos de desenvolvem facilmente nestes ambientes decompondo estes materiais.

O amigo dos padeiros e confeiteiros

- O fungo do gênero saccharomyces é muito usado no processo de fermentação de massas de pães, bolos, biscoitos, tortas e etc. Este fungo libera gás carbônico durante a fermentação, fazendo a massa crescer.

O inimigo das bactérias

- Muitos antibióticos são fabricados a partir da cultura de fungos. Estes antibióticos são usados no combate de várias doenças. A penicilina, por exemplo, foi criada em 1929 por Alexander Fleming, a partir da cultura do fungo do gênero Penicillium Notatum. 


Fungo no Estrogonofe

- Algumas espécies de fungos pluricelulares são muito usadas na culinária. É o caso dos champignons, conhecidos cientificamente pelo nome de Agaricus Campestris. 


Características dos Fungos 


Reprodução dos fungos, nutrição, locais onde se desenvolvem, tipos de fungos

Características gerais apresentadas pelos fungos:

- Se desenvolvem, principalmente, em locais com grande presença de material orgânico e umidade. A ausência de luminosidade também facilita o desenvolvimento dos fungos.
- Podem ser pluricelulares (compostos por mais de uma célula) ou unicelulares (composto por apenas uma célula). Os fungos pluricelulares, que são a maioria, possuem o talo que é denominado micélio. Este micélio é composto por filamentos (hifas).
- Os fungos não possuem clorofila.
- A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, os nutrientes que necessitam para viver são obtidos através de matéria orgânica. Porém, os fungos não ingerem as matérias orgânicas, mas obtém seus nutrientes através de um processo de absorção. A digestão ocorre fora do corpo, ou seja, eles liberam enzimas que digerem a matéria orgânica e só depois deste processo os nutrientes são absorvidos.
- Podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.
- A reprodução através de esporos também é muito comum em várias espécies de fungos.
- Possuem a capacidade de armazenar material reserva que, assim como muitos animais, é o glicogênio.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...