google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conheça o papagaio-verdadeiro

domingo, 20 de dezembro de 2015

Conheça o papagaio-verdadeiro

Hoje eu vim falar de um animal que já faz parte de muitas famílias brasileirasa anos. O papagaio (também conhecido como louro, ajeru, ajuru, jeru e juru), é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae, principalmente do gênero Amazona. 


Vive cerca de 100 anos e, regra geral, forma um casal para toda a vida. Os papagaios têm, como características, um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui, também, as araras, periquitos, maracanãs, jandaias e apuins.
Comparado com outros papagaios, é a ave com mais capacidade de falar - eles aprendem palavras e frases e sabem em que contexto usá-las.

Descrição

O papagaio-verdadeiro é principalmente um papagaio verde com cerca de 38 cm(quinze polegadas) de comprimento e pesa cerca de quatrocentos gramas. 

Tem penas azuis na testa, acima do bico e amarelo na cara e coroa. Distribuição do azul e amarelo varia muito. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea. Se destaca um fino anel externo vermelho. Os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto. É uma das espécies mais inteligentes de ave do planeta. Sua expectativa de vida é de oitenta anos. Os papagaios-verdadeiros também costumam repetir o que ouvem de seus donos.
                          

Alimentação
Sua alimentação na natureza é a base de castanhas, frutas silvestres e sementes, principalmente leguminosas. Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais, uma simulação de alimentação balanceada com todos os nutrientes necessários para uma vida saudável em cativeiro, quando filhotes, em cativeiro, precisam de cuidado redobrado, pois é necessária a monitorização da alimentação que deve ser dada diretamente na boca, até que ele tenha a capacidade de se alimentar sozinho.



Na natureza, procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Ao subirem na ramaria, utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros

OBS.: Nunca alimente seu papagaio somente com sementes de Girassol, pois a mesma contem um teor de óleo muito grande, que pode deixar o seu pássaro obeso e com problemas hepáticos.


Vídeo: papagaio cantando " atirei o pau no gato "




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...