google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos que parecem inofensivos mas destroem sua saúde

sábado, 26 de dezembro de 2015

Alimentos que parecem inofensivos mas destroem sua saúde

Sempre que você for ao supermercado comprar alimentos, não se esqueça de analisar com bastante atenção os rótulos dos produtos. Analisando os rótulos com atenção você consegue identificar quais alimentos podem ser nocivos a sua dieta.

Nesse mundo corrido em que vivemos, muitas vezes é difícil encontrarmos tempo e oportunidade para se alimentar adequadamente. Na lista dos alimentos que engordam estão o sorvete, a pizza congelada, o bacon e o refrigerante.


Um único pedaço de pizza congelada, por exemplo, possui 16% do valor diário de sódio recomendado para uma pessoa adulta, enquanto um pacote de salgadinho de milho chega a 32,5% do valor diário de gorduras totais. Isso acaba fazendo muita diferença, atrapalhando todo o esforço feito para seguir a dieta durante o resto do dia.

Conheça a seguir os principais vilões do cardápio saudável e por que eles engordam tanto.

Salgadinho de milho

Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho também entra na lista de alimentos que engordam. Além disso, um pacote de 63 gramas contém 17% do valor diário de sódio. Quando consumido em excesso, o sódio causa problemas como pressão alta e doenças renais. O salgadinho também possui valor diário de 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas.

Pizza congelada

A pizza congelada também possui alto valor de sódio e de gorduras saturadas, além de outros ativos químicos, como conservantes, que são adicionados para aumentar a validade do alimento. A pizza ainda é feita com farinha branca, que tem absorção rápida pelo organismo, fazendo com que a pessoa fique com fome logo.

Batata frita

A batata frita é considerada um dos alimentos que engordam e prejudicam a saúde, tendo como principal problema o fato de ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas, sofre a glicação, que é uma modificação molecular. Uma porção de 100 gramas de batata frita possui 14% do valor diário de gordura saturada.

Bacon

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que consumir 50 gramas diários de carnes processadas aumenta em 42% o risco de problemas cardíacos, e em 19% o de diabetes tipo 2. Uma fatia equivalente a dez gramas de bacon possui 6,4% do valor diário de gordura saturada.

Sorvete e refrigerante são alguns dos principais vilões da perda de peso e também da saúde.

Sorvete

Pobre em nutrientes e rico em açúcar, o sorvete industrializado possui carboidratos de baixo valor nutricional, que são absorvidos rapidamente pelo organismo e transformados em gordura. Por esse motivo, o consumo em excesso do doce pode facilitar o aumento de peso.

Para se ter uma ideia, uma bola de sorvete sabor chocolate equivalente a 60 gramas contém 130 calorias e 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas que um adulto precisa.

Esse tipo de gordura sofre um processo de oxidação, levando ao aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, contribuindo para doenças vasculares que comprometem o coração, os rins e o cérebro, no longo prazo.

Refrigerante

A lista dos principais alimentos que engordam não poderia deixar de fora o refrigerante. Uma lata de 350 mililitros do tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que refrigerantes, tanto as versões açucaradas quanto as de baixa caloria, estão associados ao maior risco de acidente vascular cerebral. Ou seja, nem a versão diet escapa.

Bolacha água e sal

E por último, talvez a maior de todas as surpresas! Muita gente que está fazendo regime escolhe bolachinhas água e sal como opção para “não comer o que não deve”. Mas qual o problema da pobrezinha da bolacha água e sal? Bom, pra começo de conversa, “água e sal” é só o nome, claro. A bolacha é feita com farinha, gordura vegetal e açúcar, como todo biscoito. Misture água e sal, vê se você consegue fazer uma bolacha!

Margarinas

Grande parte das margarinas são fabricadas com óleos vegetais líquidos hidrogenados, a conhecida gordura trans #TáhMeuBeym. Nosso organismo não reconhece esse tipo de gordura, assim não metaboliza. Cria então, excesso dela na região abdominal, aumentando os níveis de colesterol ruim e daí desenvolver doenças cardiovasculares. Vale lembrar que a manteiga também não foge da lista por ser rica em gordura saturada e colesterol.

Deixe de lado esses temperos prontos e faça o seu.

Os industrializados contém muito sódio, quando em excesso, causam a hipertensão ou piorar um problema  já existente. Além do sódio eles contém glutamato monossódico, um ingrediente polêmico que divide opiniões entre os especialistas, alguns estudos mostram que nosso organismo o utiliza como transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu uso está associado ao Mal de Alzheimer, Parkinson, câncer e dificuldades no aprendizado. Então, melhor ir lá descascar alho e cebola gente!!!

O consumo exagerado de sal além de reter líquido e dar a sensação de inchaço, ele sobrecarrega o coração e rins, causando hipertenção e enxaqueca. O ideal é temperar a comida com sal na versão hipossódica, ou seja, com menos sódio, ou usar ervas aromáticas, alho, cebola , salsinha e cebolinha.

 O açúcar usado em exagero e por longo tempo, causa o excesso de calorias (não, jura??), tem pouco (ou nenhum) nutriente e aumenta o risco para diabetes. Segundo nutricionistas (Revista Super Interessante) nem a sacarose, dita como a boazinha dos adoçantes, se salva, tudo que é doce demais faz mal, não tem pra onde fugir. O certo seria adoçar pouco e se acostumar a ingerir alimentos sem adição de açúcar. Eu disse que essa lista ia tornar nossa vida sem graça.


           

Um comentário:

  1. Não há um só organismo de pesquisa que referencie todas estas afirmações. Mais um querendo posar de sabido tentando impor seu gosto pessoal mascarando de afirmação cientifica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...