Saúde é um daqueles assuntos sobre os quais nós só começamos a nos preocupar de verdade quando corremos algum risco. Raramente lembramos o quanto deveríamos ser imensamente gratos por sermos saudáveis e estarmos vivos, e são poucos os que se dedicam a cuidar-se por precaução.
Se você está nos grupo dos que se preocupam ou quer começar a se cuidar (nunca é tarde!), pode começar com algumas dicas super simples para aumentar a imunidade do corpo, que fazem bem para a saúde no geral:
Ouvi falar sobre a glândula timo pela primeira vez na aula de yoga. Todo início de aula estimulamos essa glândula para aumentar a imunidade natural do organismo e estimular a energia vital (thýmos, em grego, significa energia vital). Ela fica exatamente na posição do nosso chacra cardíaco e alguns exercícios simples ajudam a ativá-la. Posturas de yoga que deixam o peito aberto à frente, como a postura da cobra, além de relaxar e alongar as costas, ativam a timo. Dar batidinhas leves na região com os nós dos dedos também ajuda a “acordar” a glândula, além de aumentar a produção de bem-estar. Este exercício atrai sangue e energia para a timo e beneficia também pulmões, coração, brônquios e garganta.
Comer alimentos que beneficiam a imunidade
Aumente o consumo de:
Frutas: laranja, acerola, kiwi, tomate, limão, melão, mamão, caju e goiaba
Verduras e legumes: couve, espinafre, brócolis, pimentão verde e vermelho, gengibre e cenoura
Leguminosas: feijão, lentinha, ervilha e grão de bico
Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas
Ômega-3: azeite e salmão
Outros: carne bovina, peixes, alho, cogumelos e iogurte
Beber água, sucos e chás
Pelo menos dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas. O famoso suco verde, repleto de vitaminas e minerais como zinco e ferro, é ótimo para tomar pela manhã. Para quem não gosta dele, vale incluir mais sucos de frutas naturais na dieta para aumentar o consumo de vitaminas. E os chás: de gengibre, que fortalece as defesas do organismo; o chá verde, que é desintoxicante e combate os radicais livres; e o chá de anis, excelente para melhorar a imunidade contra vírus, principalmente de resfriados.
Controlar o estresse
O estresse debilita as defesas do organismo e aumenta as chances de infecções. Não é à toa que muitas doenças possuem causas psicossomáticas, pela somatização de problemas emocionais que enfraquecem o organismo. Emoções negativas abalam o sistema imunológico e desequilibram todo o funcionamento do corpo, por isso é fundamental descobrir formas de controlar o estresse que funcionem para você e usá-las para viver uma vida melhor e mais tranquila.
Fazer exercícios
Exercitar-se regularmente fortalece o corpo e o sistema imunológico, pois aumenta a atividade das células protetoras. Sedentarismo não faz bem a ninguém, além de ser um dos grandes causadores do estresse. Se puder praticar uma atividade que beneficie também a mente, como Pilates, yoga, corrida ou qualquer outra que você goste de fazer e te ajude a relaxar, melhor ainda.
Diminuir o consumo de doces
Estudos já comprovaram que dietas ricas em açúcares interferem na capacidade das células brancas do sangue de destruir os organismos estranhos, prejudicando a imunidade. Para diminuir o consumo, é preciso uma mudança de hábitos. Um bom começo é cortar o consumo de refrigerantes, trocar a sobremesa por frutas e resistir aos impulsos de comer grandes quantidades de doces.
Diminuir o consumo de gorduras
Ingerir uma quantidade excessiva de gorduras ruins também reduz a atividade das células protetoras e prejudica a imunidade, além de fazer mal ao coração. Diminua o máximo que puder o consumo de fast-foods e faça trocas: o queijo amarelo pelo queijo branco, frituras por assados, leite integral pelo desnatado. É tudo questão de fazer pequenas adaptações na alimentação do dia a dia.
Vale guardar estas dicas também para quando sentir que o corpo está pedindo forças e ir implementando-as aos poucos para uma rotina mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário