google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Açúcar também pode levar a dependência?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Açúcar também pode levar a dependência?

Comer é viciante, mas açúcar e gordura não são como drogas, diz estudo.

Depois de uma pesquisa afirmar que comer "besteiras" vicia, cientistas chegaram à conclusão que alimentos ricos em açúcar ou gordura não podem deixar as pessoas dependentes químicas.



 
Segundo eles, o cérebro não responde aos nutrientes da mesma forma como quando há o uso de drogas como a heroína ou a cocaína, por exemplo. Em vez disso, as pessoas podem desenvolver uma compulsão psicológica por comer, impulsionadas pelos sentimentos positivos que estão associados com a alimentação — o que configuraria um distúrbio de comportamento, como o vício em jogos.

"O vício é uma palavra forte. Na medicina usamos "vício" para descrever uma situação trágica, onde a química do cérebro foi alterada para obrigá-los a repetir uma substância química ou atividade apesar das conseqüências danosas. Isto é muito diferente do que o uso ocasional de "vício" (Eu sou viciado em Game of Thrones!).

Então, estou falando sério quando digo que existe evidência que consumir muito açúcar pode levar à dependência de verdade.

Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar.

O açúcar é uma “droga doce e viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização”. Seus efeitos nunca são imediatos, mas lentos, acumulativos, insidiosos, drenando a saúde aos poucos.

O açúcar é descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e empobrecedor metabólico. Açúcar não é “alimento”, mas um poderoso “antinutriente”, um grande ladrão.

Paradoxalmente, quem come muito açúcar fica dependente organicamente do mesmo e tende a ter menos força.

Grandes consumidores de açúcar geralmente são fracos, astênicos, que não podem fazer quase nada sem usar um pouco de doce.

Por ser considerado então como um produto antibiológico, ou antivida”, ele está diretamente ligado à causa p/ o surgimento de várias doenças, como a arteriosclerose, o câncer, a leucemias, o diabetes, enxaquecas, as distonias neuro-vegetativas, insônia, asma, bronquite, infecções, pressão alta, diarréias crônicas, perturbações e doenças visuais, problemas de pele, distúrbios glandulares, cáries , problemas de crescimento, osteoporose.

Um dos efeitos mais diretos dos excessos de consumo do açúcar é a hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar no sangue. Hipoglicemia é um distúrbio que se manifesta sob variadas formas, determinando mais comumente langor, fraqueza, sensação de desmaio iminente, Vertigens, tonturas, prostração, angústia, depressão, palpitação cardíaca, sudorese, sensação de irrealidade etc. 


A depressão provocada é variável, dependendo do indivíduo, podendo ser ausente ou fraca ou até mesmo extremamente forte, incapacitante. Sabemos que muitas pessoas são tratadas pela psiquiatria e até internadas por depressão, cuja única origem é hipoglicemia, ou falta de açúcar em demasia, e se pesquisarmos, grande parte desses pacientes usa muito açúcar.

O mecanismo é muito simples: ao consumirmos açúcar em demasia, o organismo, através das células beta das ilhotas de Langherhans do pâncreas, produz muita insulina, que é o hormônio responsável pela “queima” da glicose do sangue. Ora, quanto mais açúcar é consumido, mais insulina é produzida. 


Com o tempo, e com o consumo continuado, o pâncreas produz mais insulina do que o necessário, pois a sua liberação depende da avaliação da intensidade de estímulos gástricos e da dosagem de glicose proveniente do sistema porta e hepático. Um pouco mais de insulina determina queima a mais de glicose, gerando falta.

Hoje muitas doenças modernas são provocadas pela poluição alimentar, devido a uma nutrição desequilibrada, colaborando também para o surgimento de doenças como: arteriosclerose, leucemia, diabetes, varizes, enxaquecas, insônia, asma, pressão alta, prisão de ventre, problemas de pele, distúrbios glandulares, cáries dentárias (e outras doenças da boca), problemas de crescimento, osteoporose.


Saiba mais: 

Aprenda como superar o vício de açúcar  

Quais os males provocados pelo açúcar  


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...