google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Exercícios: o que é CORE, como treinar

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Exercícios: o que é CORE, como treinar

O que é CORE? O "core" é um conjunto de 29 pares de músculos no qual sua função é a estabilização e manutenção da postura em movimentos amplos ou pequenos. Nessa musculatura está incluída: os oblíquos (interno e externo) o transverso do abdômen, os multífidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico. CORE, termo em inglês que significa núcleo, centro.







-->




Se você trabalha muitas horas sentada, é normal surgir dor nas costas! Para amenizar as dores, o ideal é aumentar o treino na academia que favoreça o fortalecimento da lombar. "Se não fortalecer essa região, as lesões serão inevitáveis. Em certos exercícios então, que exigem mais da lombar, é essencial que haja um fortalecimento considerável. Até mesmo nas tarefas do dia a dia, como por exemplo, abaixar para pegar um objeto, entre outras situações comuns.


Com os antebraços apoiados no chão mantenha o corpo como se fosse uma prancha por alguns segundos e descanse. Faça séries deste exercício. 3 séries de 30 segundos cada (inicialmente), até conseguir chegar a um minuto.







Possui asseguintes funções:

1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade; 



2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos. 

3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões. Esse sistema necessita ser treinado de forma apropriada para permitir seu funcionamento da forma mais eficiente. Normalmente todas as atividades que realizamos como sentar, levantar, andar, agachar, etc, recrutam essa musculatura. O core também mantêm o alinhamento postural e equilíbrio durante as atividades do dia a dia. Com o intuito de fortalecer essa musculatura procure realizar exercícios multiarticulares e exercícios de equilíbrio, principalmente os realizados de forma estática. 
Exercícios "tradicionais" normalmente não trabalham de forma adequada essa musculatura, já que os mesmos costumam recrutar apensa a musculatura superficial e não a profunda e a musculatura do complexo quadril pélvico lombar. Com essa região bem fortalecida, será possível realizar padrões de movimentos multi-planares, sem causar maiores conseqüências como dores nas costas, região lombar ou até mesmo lesões em outros segmentos corporais. Todas as pessoas devem fortalecer essa musculatura, pois dela depende a nossa sustentação.

Pesquisas mostraram que as dores na lombar e em outras áreas das costas melhoraram com a adoção de exercício para esta região. Com o intuito de fortalecer essa musculatura procure realizar exercícios multiarticulares e exercícios de equilíbrio, principalmente os realizados de forma estática.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...