google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Câncer de mama: maneira de reconhecer os sinais e sintomas

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Câncer de mama: maneira de reconhecer os sinais e sintomas

O câncer de mama ocorre quando células cancerígenas se formam no tecido dos seios. Diferente do câncer de pele, o risco de surgimento de câncer de mama é muito superior ao do aparecimento do de outras espécies. 

É importante frisar que, mesmo que incomum, homens podem desenvolver o câncer de mama também. Com a ajuda desse artigo, você pode aprender os sinais de câncer de mama, os fatores de risco e as maneiras de evitá-lo.

-->

 

Verifique a aparência externa dos seus seios ou o formato deles. O primeiro passo no autoexame é a análise aprofundada do seio. Você precisará fazer isso com os braços em posição de descanso e repetir a ação erguendo as mãos (como se estivesse torcendo). 

Procure por caroços óbvios. Qualquer caroço que esteja se destacando deve lhe causar preocupações. Procure um profissional médico. 

Verifique o formato. Seus seios podem ter qualquer formato, mas o de ambos deve ser basicamente uniforme. O formato deles deve ser semelhante a o de um C. Se você estiver vendo um formato relativamente encaroçado, parecido com a cabeça de um brócolis ou uma nuvem, procure um médico. 

Verifique a uniformidade. Agora, compare seus seios um ao outro. Eles terão algumas diferenças de tamanho, mas quaisquer disparidades grandes (pense em um ou dois tamanhos a mais) podem sinalizar problemas. Consulte-se. Anúncio

Verifique mudanças nos mamilos. A aparência de seus mamilos pode indicar uma grande variedade de problemas, incluindo o câncer de mama, Examine cuidadosamente os mamilos e sinta-os para encontrar problemas. Variações na cor (algo entre rosa e marrom, mas não vermelho), tamanho e formato são normais. Por esse motivo, tente não se comparar a outras mulheres, pois isso pode causar pânico desnecessário. Busque por: 

Corrimentos. Se você estiver grávida ou amamentando, o corrimento provavelmente é normal. Mesmo se você não estiver, um corrimento branco nem sempre é causa de preocupação. Porém, se você tiver um corrimento sangrento ou amarelado, procure um médico assim que possível. 

Mamilos invertidos, ou um mamilo que aponta para dentro, pode ser sinal de problemas. Se seus mamilos são assim desde sua juventude, isso pode não ser um problema. Porém, se seus mamilos normalmente não são invertidos, isso pode indicar perigo.
 
Analise a aparência de sua pele. A seguir, você desejará olhar a pele nos seus seios, assim como a dos mamilos. Sinais de problemas são:
Descascamento, surgimento de crostas ou flocos. Um pouco de dermatite é normal, mas qualquer descascamento exagerado pode causar preocupações.
Surgimento de covinhas ou de inchaços na pele ou no formato geral do seio.
Vermelhidão significativa. Fique atento para fazer esse exame após sair o chuveiro. Espere seu corpo ficar livre das mudanças de temperatura e dos irritantes antes de avaliar qualquer vermelhidão. 


Toque seus seios para identificar caroços. Alguns caroços ou áreas mais duras podem ser normais, e é por isso que é importante se verificar regularmente. São mudanças que podem causar preocupações. Repita esse autoexame enquanto está deitada na cama ou em outra superfície confortável, já que tal posição muda a sensação do toque. A posição plana pode fornecer uma leitura mais acurada. 

Usando a ponta da mão oposta ao seio verificado, pressione a mama e mova os dedos em círculos, cobrindo toda a área. Comece aplicando pressão leve, e depois média, terminado com a firme (isso lhe ajudará a alcançar todos os níveis de tecido). 

Coisas que você deve observar: caroços duros, aqueles com pontas irregulares, e caroços que não causem dor. É claro, dor, caroços mais macios e protuberâncias redondas podem representar um problema – portanto, ainda é importante consultar o médico.
Usar loção no seio pode facilitar este processo.

Compreenda a importância de fatores de risco.
Obviamente, você quer localizar o câncer de mama assim que possível. Na hora que surgirem sintomas externos ou que você sentir uma massa grande, seu problema já será enorme. Uma das melhores coisas que você pode fazer para se proteger é avaliar seu nível de risco e agir de acordo com ele. 

Geralmente, um risco maior apenas significa que você deve focar em testes mais profundos ou regulares – e também enfatiza a importância de autoexames.
Se você tem um nível de risco muito alto, uma mastectomia ou outro procedimento cirúrgico pode ser útil para reduzir seu risco. Converse com seu médico para avaliar seu caso, já que a melhor opção será diferente para cada situação.

Olhe seu histórico pessoal.
Há alguns fatores de riscos que estão atrelados a você e ao seu estilo de vida. 
Os seguintes fatores poderiam lhe colocar em situação de risco: 

Sua idade. Seu risco de desenvolver câncer de mama aumenta com a idade, algo como 1% por década a partir dos 20 anos (comparado com a população em geral). Isso parece pouco, mas a idade é um dos maiores indicativos de sua probabilidade de ter câncer de mama. Porém, não sinta que você não tem a mínima chance de ter isso caso sejas jovem. Ter câncer na juventude é ainda mais perigoso. Preste atenção à sua saúde. 

Seu peso. Múltiplos estudos descobriram que a obesidade lhe faz correr o risco de desenvolver câncer. Converse com seu médico caso seu peso seja um problema. 

Seus hábitos com a bebida. O álcool comprovadamente aumenta o risco do surgimento de câncer de mama, pois ele afeta seus hormônios.  Caso você beba muito, ou até moderadamente, considere consumir menos álcool. Isso é especialmente importante caso você já corra riscos devido a outros fatores.

Observe seu histórico genético. Há dois genes normais que, quando desenvolvem mutações, fazem você correr o risco de desenvolver câncer de mama. Os genes são o BRCA 1 e o BRCA 2, que controlam o conserto do DNA. Esses genes defeituosos estão relacionados a 5% dos casos de câncer de mama. Porém, ter uma mutação certamente lhe fará sofrer de câncer de mama antes dos 70 anos.  Se o câncer de mama é normal em sua família, talvez você queira ser testada para localizar se há mutação nesse gene.
Alguns grupos étnicos são mais suscetíveis a defeitos nos genes BRCA. Os grupos incluem os de descendência Escandinávia e os Judeus Asquenazes.

Procure outros fatores ambientais.
O maior risco presente no ambiente é a exposição a produtos químicos. Porém, isso não significa que todos os compostos químicos são prejudiciais. Os principais compostos químicos a serem observados são o óxido etileno (um agente esterilizante), solventes orgânicos, ácidos, alguns pesticidas e fumaça de tabaco. 
Exposição à luz durante a noite também pode fazê-la correr riscos.

Analise seu histórico hormonal. Seu histórico com problemas relacionados a hormônios também pode indicar o risco de câncer de mama. Os seguintes fatores podem aumentar suas chances de desenvolver o câncer de mama:

Surgimento antecipado de períodos menstruais e/ou da menopausa. Cedo, nesse caso, é algo como 9-10 anos para o início do período menstrual. Ainda pode ser uma boa ideia conversar com seu médico sobre o que pode ser, ou não, normal. 

Idade avançada na primeira gravidez. A gravidez depois dos 30 anos faz você correr sérios riscos. 

Tratamentos hormonais. Tratamentos hormonais para vários problemas médicos pode fazê-la sofrer de câncer de mama no futuro.
O oposto disso é que muitos problemas também podem reduzir seu risco. A gravidez na juventude reduz o risco. Um grande número de gravidezes também o faz. Anúncio

Consulte seu médico regularmente. Conseguir tratamento preventivo regular é importante. Seu médico verificará seus seios anualmente e pode detectar algo que você não poderia encontrar sozinha. 

Se você não tem seguro de saúde ou dinheiro para procurar um bom médico, há, provavelmente, recursos em sua área que podem lhe ajudar a obter tratamento preventivo. Converse com a Secretaria de Saúde de sua região para encontrar tais serviços.

Faça mamografias regularmente.
Fazer mamografias regularmente é muito importante para aumentar suas chances de sobrevivências. A detecção prematura do câncer de mama facilitará o processo de recuperação. Você pode ter ouvido que isso é doloroso, mas a dor é momentânea e é bem menor que o sofrimento causado por um tiro. Ainda mais, isso pode salvar sua vida... apenas mande ver! 

A regularidade de suas mamografias depende de sua idade e de você estar ou não no grupo de risco. Após os 40 anos, você deve fazer uma mamografia a cada 2 anos, com autoexames mensais ou bimestrais regulares. Antes dos 40, você deve discutir a necessidade de uma mamografia com seu médico. Fazer uma mamografia a cada 5 anos é mais que suficiente, se o médico achar isso necessário.

Consiga ajuda financeira. O fato de você não ter dinheiro ou um seguro de saúde não implica que estejas fadada à falta de cuidados. Há inúmeros programas que podem lhe ajudar. Se você não souber onde encontrar ajuda, ligue para a Secretária de Saúde local, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de sua região, ou o Posto de Saúde de sua cidade. 

Muitas áreas terão um centro de tratamento para o câncer de mama. Tais serviços podem lhe ajudar a ser tratada (gratuitamente ou por pouco dinheiro).
O SUS pode lhe fornecer um tratamento gratuito e com boa qualidade. Contate o Posto de Saúde local para estudar suas opções.
Se você tiver um plano de saúde, não deixe de consultá-lo para descobrir seus direitos em relação a exames como este.

Permaneça vigilante e pronta para procurar ajuda. Prestar atenção e conhecer bem seus seios são as melhores coisas que você pode fazer para detectar sintomas de câncer de mama. Se você tiver qualquer preocupação sobre seus autoexames ou sobre seu histórico pessoal, consulte um médico imediatamente. A detecção em tempo útil pode fazer a diferença entre a vida e a morte. É assustador, mas ainda é muito importante.

Faça da prevenção um esforço grupal. É fácil escorregar e se esquecer da mamografia anual. E se você se esquecer disso facilmente, as mulheres de sua vida também o farão! Mantenham-se saudáveis organizando uma festa anual que culmina na mamografia em conjunto. Desse jeito, vocês podem tirar um pouco o medo da experiência da cabeça. 

Diga algo assim aos seus amigos e familiares “Conheço muitas mulheres que não fazem mamografias por acharem esse procedimento assustador e doloroso. Porém, eu adoraria encontrar um jeito de tornar isso divertido. Além do mais, nos divertiremos muito juntas!”. 

Vocês podem assistir a filmes que lhes deixarão se sentindo poderosas (Kill Bill, o Quinto Elemento, Serenity), beber alguns drinks femininos (daiquiris alcoólicos/virgens) e podem fazer pratos engraçados com formato de seios. Não se esqueçam dos jogos também. Anúncio

Dicas
Coma de maneira saudável e se exercite diariamente. Pesquisas mostram que uma boa dieta e exercícios podem ajudar a prevenir o câncer.
Se algum membro de sua família teve câncer, obtenha informações detalhadas que podem ser útil a seus médicos, incluindo o tipo de câncer (primário e secundário), qualquer cirurgia/tratamento feito, resposta ao tratamento (incluindo complicações) e resultados finais.



               

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...