google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que pode causar a labirintite?

sábado, 4 de julho de 2015

O que pode causar a labirintite?

Labirintite é um termo usado popularmente para descrever quadros de tontura e vertigem. Mas, na verdade, é uma doença pouco frequente, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto (estrutura do ouvido interno constituída pela cóclea, responsável pela audição, e pelo vestíbulo, responsável pelo equilíbrio).









-->
 

Labirintite é um termo popular usado para designar complicações que atrapalham o nosso equilíbrio e audição, por este motivo, pode significar muitas coisas. A "labirintite" pode estar relacionada à uma tontura, falta de equilíbrio, vertigens ou zumbidos, além de outras formas de mal estar. O termo correto para esta doença é "labirintopatia", doença do labirinto. 
 
O que pode causar a labirintite? 


São inúmeras as causas das chamadas labirintites.  O labirinto pode ser afetado por alterações inflamatórias, infecciosas, traumáticas, metabólicas, vasculares, degenerativas, neurológicas, endócrinas, tumorais, por medicações ou abuso de drogas entre outras. Já a labirintite real (a infecção ou inflamação do labirinto) pode ser causada por vírus, bactérias, lesão na cabeça, alergia ou ser uma reação a um determinado medicamento.


Os alimentos também podem interferir nas crises de labirintite.  Os três principais inimigos do ouvido interno são o açúcar, o sal e a cafeína. A ingestão de açúcar em excesso pode interferir nas estruturas do labirinto, fazendo com que ele mande mensagens erradas ao cérebro. O sal está relacionado ao aumento da pressão nos vasos, o que também pode perturbar o labirinto. E a cafeína pode estimular demais o labirinto, também causando perturbações.

"Apesar do quadro de tonturas e náuseas ser muito desagradável, na maioria das vezes a labirintite não é causada por um problema de maior gravidade".

Diagnóstico de labirintite

O médico poderá fazer o diagnóstico de labirintite a partir de algumas simples perguntas a respeito dos seus sintomas. Muitas vezes, um exame de ouvido pode acabar não detectando nenhum problema. Por isso, o especialista poderá realizar um exame físico e neurológico completo para diagnosticar a labirintite. Geralmente, isso basta para o diagnóstico. Mas pode acontecer de ainda haver suspeitas de que outras doenças estejam causando os sintomas, então, para esses casos, o médico deverá solicitar ao paciente que proceda à realização de alguns exames específicos, a fim de eliminar a suspeita sobre outros distúrbios.

A labirintite tem cura?  

A labirintite tem cura e o seu tratamento é feito com base nas suas causas. Em alguns casos, a labirintite cura-se espontaneamente, em outros, o tratamento é feito com o uso de medicamentos, dieta específica e até outras terapias como fisioterapia.


O tratamento medicamentoso da labirintite pode ser feito,, dependendo do caso, com a ingestão de:
  •   anti-vertiginosos

  •  Antieméticos (enjoos); Dramin
  • Antibióticos;

  • Corticoides.
Além disso, recomenda-se:
  • Repouso;
  • Hidratação e
  • Dieta com pouco açúcar.
Como foi dito, a labirintite possui uma cura, quando tratada adequadamente. Isso dependerá do grau de esforço do paciente, sendo que o cuidado com a alimentação se tem labirintite é essencial.

Os remédios que podem ser utilizados no tratamento da labirintite  devem ser prescritos por um profissional da área, o otorrinolaringologista.

Já para os casos de labirintite emocional, o controle do stress e da ansiedade são os primeiros passos para regularizar a saúde do nosso ouvido, às vezes pode ser necessário recorrer à um psicólogo.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...