google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Você sabe açúcar devemos consumir com moderação sempre

sábado, 27 de junho de 2015

Você sabe açúcar devemos consumir com moderação sempre

Certamente já leu ou lhe disseram que o açúcar é nocivo para a saúde do organismo, inclusive há quem considere que é um veneno. E entre tanto comentário negativo não podemos evitar de sermos vítimas de um constante debate mental: comer esse bolo cheio de sacarose ou eliminar o consumo de açúcar para sempre. Que tragédia!







-->

A melhor forma de tomar essa decisão é averiguar por que faz mal consumir açúcar, saber se é verdade tudo o que se diz e conhecer quais as consequências de levar mais de um chocolate à boca. Basta de incertezas, achamos que é hora de resolver todas as suas dúvidas e decidimos dar a você todas as respostas neste artigo.

De fato, são muitas as consequências negativas de consumir açúcar para a saúde. As pesquisas que o determinam se referem a um consumo excessivo e, ainda que você possa pensar que só ingere poucas quantidades, o problema está em que uma das principais razões pelas quais se considera que faz mal consumir açúcar é por sua propriedade viciante. Sim, viciante: quanto mais come, mais quer.

Talvez agora possa encontrar a resposta por que é tão difícil comer só um chocolate ao invés de dois ou três, ou o pacote inteiro. Felizmente há um ponto a favor: quanto menos açúcar consumir, menos vai precisar dele.

Muito se fala sobre a importância do exercício e a boa alimentação para prevenir as doenças do coração, mas pouco se diz que o consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas de altos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, principais causas das doenças cardiovasculares. Pesquisas recentes adicionaram o consumo de açúcar como um dos hábitos responsáveis por desencadear complicações coronárias. Sem dúvida, vai ficando claro por que faz mal consumir açúcar.

Se precisa de mais razões para saber por que faz mal consumir açúcar, deve saber que o consumo de produtos com açúcar acrescentado, como refrigerantes e sobremesas, aumenta o risco de contrair doenças crônicas e degenerativas como a diabetes tipo II. Por quê? Quando consumimos açúcar, o nosso organismo aumenta a segregação de insulina para diminuir os níveis altos de glicemia no sangue.

O consumo em excesso de açúcar e carboidratos durante muitos anos força o trabalho do pâncreas (órgão que segrega a insulina), até ao ponto em que a sua produção hormonal é cada vez menor e os níveis de glicemia cada vez mais altos. Resultado? Excesso de peso, colesterol alto, triglicérides elevados, glicemia alta, insulina elevada no jejum: síndrome metabólico, resistência à insulina ou diabetes tipo II.

Para conseguir ter uma boa saúde, temos que saber que o açúcar se relaciona com a depressão do sistema imunológico, pois quando o organismo recebe altas quantidades de sacarose no sistema imunológico, dificulta fazer corretamente a sua função de nos defender de vírus, infecções e bactérias. Portanto, quanto mais açúcar consumir, mais risco tem de ficar doente.

O consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas da obesidade infantil. Esta doença, que aumenta cada vez mais na população mundial, é a principal causa de doenças coronárias que podem prejudicar consideravelmente a saúde de uma pessoa, sem importar sua idade. Isto é, crianças, por serem crianças, não estão isentas deste mal. Por este motivo, entre as principais ferramentas para prevenir a obesidade infantil se destaca diminuir o consumo de açúcar.

Certamente quando você era pequeno não entendia porque fazia mal consumir açúcar para os dentes. Se ainda não sabe, nunca é tarde: o açúcar destrói o esmalte dental e aumenta a acidez da saliva, causando as temíveis cáries. Se não gosta de visitar o dentista, já sabe o que tem que fazer: diminuir o consumo de açúcar. 

São muitas as respostas à pergunta de por que faz mal consumir açúcar, mas se estas não foram suficientes, aqui tem um bonus track: diminui a vitamina E do organismo, relaciona-se com o risco de contrair osteoporose, em algumas pessoas produz enxaqueca, reduz os níveis de colesterol bom no sangue, estimula as células malignas e aumenta o ácido úrico. Então, comemos o bolo ou não? Você decide! Come um pedaço ou ... problema seu.

Conheca diferenca sucralose e outros adoçantes



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...