google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Sente a sua barriga inchada: conheça alimentos que ajuda desinchar

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sente a sua barriga inchada: conheça alimentos que ajuda desinchar

O inchaço abdominal, embora tenha origens diversas, pode estar ligado à alimentação, isso ocorre por causa do acúmulo de gases ou líquidos no seu interior. 

Enquanto bebidas e gorduras ajudam a inchar, há outros alimentos que aliviam o excesso de líquido no organismo.

A causa para esse desconforto pode ser prisão de ventre, estresse, alergias alimentares ou qualquer outro problema de saúde como intolerância a lactose ou problemas gastrointestinais


Se você sente a sua barriga inchada e não sabe o que fazer para diminuí-la, trouxemos algumas dicas que podem acabar com esse sofrimento, mas lembre-se, que se os sintomas persistirem, piorarem ou apareçam novas manifestações você deve consultar um médico.

Alimentos que causam distensão abdominal
Embora alguns deles sejam necessários para uma dieta equilibrada, podem ser os responsáveis pelo abdômen inchado que gera tanto incômodo.
Os lácteos,
Legumes,
Couves,
Bebidas gasificadas,
Alimentos ricos em gorduras,
Alimentos muito condimentados,
Sal

Alimentos anti-inchaço
Dentro de uma grande variedade de alimentos que contamos para nos nutrir dia após dia, encontramos aqueles que ajudam a ter um corpo melhor evitando a retenção de líquidos ou gases no abdômen.

Coma Mais Fibras
Muitas vezes, o inchaço abdominal é causado pelo mau funcionamento do intestino, o que acarreta a prisão de ventre. Desse modo, invista nas fibras para que as toxinas possam ser eliminadas pelo organismo com mais facilidade. Elas estão presentes nos legumes, verduras e frutas, assim como em grãos. Porém, só funcionarão com a ingestão de líquidos.

Prefira os Carboidratos Integrais
Os produtos refinados fazem com que o organismo elimine bastante insulina, o que gera o acúmulo de gordura. Por isso, substitua-os pelos integrais. São eles as massas, os pães, o arroz, a bolacha entre outros que podem ser facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Beba bastante água
Naqueles dias que você se sinta mais inchada não deixe de ingerir água, é a única maneira que você poderá eliminar o excesso com o quais você se encontra. Não caia no mito que diz que se você está inchada não deve ingerir água. Mas leve em conta que se consome água mineral deve ser com baixo sódio.

Chá de Cavalinha e Hibiscos
Esse poderoso chá tem propriedades que acabam com a retenção de líquidos, um dos principais motivos da barriga inchada. Para fazê-lo, ferva um litro de água e acrescente 1 colher de sopa das ervas secas de cavalinha e uma de hibiscos. Deixe abafar por aproximadamente 5 minutos e coe. Esse chá deve ser ingerido ao longo do dia e, se preferir potencializá-lo, bata no liquidificador capim-limão e rodelas de abacaxi. Com isso, você acaba com aquele incômodo de ver a sua barriguinha saltada e também com a temível flacidez. Você também pode encontrar a Cavalinha e o Hibisco em cápsulas que proporcionam um efeito mais rápido.

Camomila e melissa
Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.

Levedo de cerveja
Rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco), diminui a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias de comilança.

Alface
Carrega substâncias (clorofila + flavonoides) que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.

Couve
Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.

Cenoura
A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

O exercício também não se deve ser deixado de lado, com uma simples caminhada você ajudará os líquidos extras se moverem para que em seguida se eliminem de forma eficaz. Não é impossível conseguir um corpo agradável requer esforço, conhecê-lo e saber como ele reage perante os diferentes alimentos.

É importante ressaltar que você não deve evitar nenhum tipo de alimento necessário para uma boa nutrição só pelo fato dele te produzir inchaço abdominal. O ideal seria consultar um nutricionista para que possa guiar sobre a forma mais adequada de substituir alguns alimentos que geram os incômodos ou para aconselhar sobre a maneira de consumi-los, evitando alterações em seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...