google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O amor de Deus transformou a mulher de Samaria

sábado, 16 de maio de 2015

O amor de Deus transformou a mulher de Samaria

“[Jesus] saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia. Era-lhe necessário passar por Samaria (João 4:3-4).

5 Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

6 Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.


7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".

8 (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.)

9 A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)

10 Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva".

11 Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?

12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?"

13 Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,

14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

15 A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".

16 Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".

17 "Não tenho marido", respondeu ela.
Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.

18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade".

19 Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.

20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".

21 Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

25 Disse a mulher: "Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós".

26 Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".

27 Naquele momento, os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber?" ou: "Por que estás conversando com ela?"

28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

Era uma mulher que poderia fazer uma lista de problemas. Primeiro, discriminação. Ela era samaritana, odiada pelos judeus. Segundo, problemas com seu gênero. Ela era mulher, desprezada pelos homens. Terceiro, era divorciada, não uma nem duas vezes. Será que podemos contar? Quatro? Cinco? Cinco casamentos deram para trás e, então, ela passou a compartilhar a cama com um cara que não iria lhe dar uma aliança…

Certamente não era o melhor de Samaria. Certamente não seria a mulher que você nomearia como professora da classe de senhoras na escola bíblica.

Tudo isso fez com que a atitude de Jesus fosse ainda mais surpreendente. Ele não apenas a nomeou como professora da classe; Ele a encarregou da evangelização da cidade inteira. Antes do final do dia, a cidade inteira já tinha ouvido falar de um homem que afirmava ser Deus. “Ele me disse tudo o que tenho feito” (Jo 4:39), diz ela, deixando de dizer o óbvio: “E Ele me amou assim mesmo”.

Um pouco de chuva pode fortalecer a planta. Um pouco de amor pode mudar uma vida.

Podemos orar?
“Deus, o Teu amor é oferecido livremente a todas as pessoas, por mais pecadoras ou não merecedoras que elas possam ser. Obrigado por Teu amor gracioso, misericordioso e paciente, que muda vidas para sempre. Em nome de Jesus, amém!”





     







   







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...