google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Gastrite: tratamento medicamentoso, nutricional e prática de exercícios

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gastrite: tratamento medicamentoso, nutricional e prática de exercícios

O tratamento para gastrite pode ser feito com o uso de remédios como o Omeprazol e dieta, mas existem plantas medicinais como a espinheira-santa que podem auxiliar no combate aos sintomas de gastrite, como dor na boca do estômago ou azia, sendo útil para alcançar a cura.

O tratamento da gastrite deve ser direcionado por um gastroenterologista, que geralmente solicita uma endoscopia para verificar a gravidade das lesões nas paredes do estômago. Esse exame pode ser feito antes de iniciar o tratamento e após 2 a 3 meses do tratamento para verificar se está dando certo.

Tratamento medicamentoso para gastrite

Os remédios para gastrite como o Omeprazol, por exemplo, diminuem a acidez do estômago, reduzindo assim o desconforto que esta doença provoca. No entanto, seu uso deve ser feito sob orientação médica, pois o uso prolongado deste medicamento está relacionado ao aumento de tumores no estômago.
Quando a bactéria H. Pylori estiver presente é importante erradicá-la com antibióticos específicos por 7, 10 ou 14 dias. Durante este tempo é normal que os sintomas da gastrite pareçam ter aumentado, mas é muito importante levar o tratamento até ao fim. Ao final destes dias, deve-se realizar uma outra endoscopia digestiva com biópsia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada e, caso contrário, reiniciar o uso do antibiótico.

Tratamento nutricional para gastrite

Na dieta para gastrite, recomenda-se que o paciente:
  • Coma pequenas porções de cada vez, sempre de 3 em 3 horas;
  • Só beba líquidos entre as refeições;
  • Prefira alimentos cozidos e grelhados;
  • Evite condimentos, molhos e intensificadores de sabor como sazon e outros;
  • Evite todo e qualquer tipo de bebida alcoólica, gaseificada ou industrializada, incluindo os sucos industrializados;
  • Evite alimentos crus e de difícil digestão como carne vermelha;
  • Evite café, chocolate, chá preto, assim como frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.
Quem já sofreu com a gastrite possui maiores chances de voltar a sofrer com a doença e, portanto, deve-se adotar este novo estilo alimentar por toda a vida. 
A prática de exercícios também pode ajudar a aliviar o estresse e assim diminuir a incidência de gastrite. Quando a bactéria H. Pylori estiver presente é importante erradicá-la com antibióticos específicos por 7, 10 ou 14 dias. Durante este tempo é normal que os sintomas da gastrite pareçam ter aumentado, mas é muito importante levar o tratamento até o fim para vencer a bactéria. Ao final destes dias, deve-se realizar uma outra endoscopia.


           

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...