google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Arteriosclerose doença degenerativo endurecimento das artérias

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Arteriosclerose doença degenerativo endurecimento das artérias

Arteriosclerose é o processo degenerativo normal que acompanha o envelhecimento. Para alguns autores não é uma doença e não está sujeita à acção dos fatores de risco. 
Deste processo de envelhecimento resulta um endurecimento e espessamento progressivo da parede das artérias com diminuição da elasticidade arterial.
Este processo é o responsável pelo aumento progressivo da pressão arterial sistólica sem aumento da pressão arterial diastólica. É quase universal na senescência (velhice) e predominantemente no sexo masculino. Porém, após a menopausa, o predomínio masculino desaparece. wikipedia



-->

Arteriosclerose, vamos entender um pouco mais sobre essa doença. É uma doença crônica que causa o endurecimento das paredes das artérias e veias devido ao acúmulo de placas de gordura provenientes do alto índice de colesterol no sangue e com isso a perda da elasticidade das mesmas.

Alguns vasos ficam com o seu diâmetro muito reduzido podendo até acorrer a obstrução total do mesmo e se tornar fatal ao afetar artérias que irrigam o cérebro, ou o coração.

Essa doença pode ser classificada em três tipos:


- arteriolosclerose

- esclerose calcificante da túnica média

- aterosclerose
Dessas três, a que se destaca é a aterosclerose por ser a mais comum. Ela é a responsavel pela diminuição e endurecimento dos vasos devido ao acúmulo de placas de gordura. Com as paredes dos vasos agora irregulares,o coração é forçado a bombear o sangue para o corpo e com isso ocorre a chamada Hipertensão Arterial Sistólica.

Essa irregularridade na passagem do sangue pode formar coágulos,que ao se desprenderem das paredes e ‘’cairem’’ no cérebro,podem causar a Trombose Cerebral.

Quais são as suas principais causas ?

Uma alimentação desregulada rica em gorduras saturada pode ser sua principal porta de entrada no organismo,a idade avançada,o tabagismo,a diabetes,o aumento da pressão arterial,a obesidade,o sendetarismo tambem contribuem para essa doença.

Quais são os fatores de risco ?

O desenvolvimento dessa doença é maior em pessoas entre 50 a 70 anos de idade,atinge principalmente o sexo masculino e mulheres após a menopausa.

Sintomas
Não existem sintomas especificos dessa doença,porém ela pode ser descoberta através de outras doenças que são desencadeadas por ela,como: trombose,aneurisma,infarto,derrame cerebral.

Prevenção

Evitar o consumo de alimentos gordurosos,o cigarro e o alcool em excesso,praticar atividade fisica regularmente,procurar ingerir frutas e verduras e fazer exames regularmente,pois o melhor remédio é a prevenção!
Alimentação que reverte a doença
A universidade de Navarra (Espanha) realizou um estudo em que comprovam que o consumo de azeite de oliva e frutas secas pode reverter a arteriosclerose em menos de 1 ano.

O professor que dirige o departamento de Medicina e é o responsável por esse estudo, Miguel Angel Martinez Gonzalez, afirma que esses alimentos tem mesmo essa eficácia em tão pouco tempo,coisa que os remédios levariam cerca de 2 anos para atingir.

"Observamos que os que já tinham arterioesclerose antes do estudo, tiveram a camada média da artéria engrossada, o que significa uma melhora considerável. As pessoas que seguiram a dieta mediterrânea enriquecida com azeite de oliva virgem ou frutas secas, tiveram uma regressão das lesões", informou Martin-Gonzales.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...